Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O profissional do presente e do futuro, presente em todos os setores das atividades humanas
O curso

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais com uma sólida base teórica e uma intensa vivência prática – recursos que o habilitarão a avaliar, projetar, desenvolver e implantar numerosos projetos de informática.

Para tanto, o curso oferece disciplinas voltadas para programação de sistemas computacionais em seus mais variados tipos, incluindo o aprendizado de linguagens usuais como C, C++ e Java. Possibilita aos alunos estudarem os processos de definição, elaboração e manutenção de sistemas (engenharia de software); bancos de dados; redes de computadores; técnicas de gestão de projetos; e métodos da moderna administração empresarial.

Adicionalmente, o curso possui disciplinas da área de matemática, como cálculo, geometria analítica e álgebra linear, para garantir o embasamento teórico necessário à formação de um bom profissional da área de computação.

Para um bom aproveitamento do curso, não se exige do ingressante conhecimento prévio de informática. Porém, algumas habilidades, como a leitura técnica em inglês, podem contribuir para um melhor desenvolvimento dos estudos. Gostar de cálculos, raciocínio lógico e abstrato é desejável para um bom desempenho do estudante.

Os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema têm muitas semelhanças. No entanto, distinguem-se pela duração do curso e enfoque. O curso de Sistemas de Informação se aprofunda em aspectos matemáticos, na teoria de sistemas de informação, e por sua vez, o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas possibilita uma experiência mais intensa do aluno na resolução prática de problemas computacionais.

Área de Atuação

Com a informatização de praticamente todos os setores, a presença do profissional de informática tornou-se imprescindível. Esse profissional pode atuar em todas as atividades de aplicação da informática: desenvolvimento de software, análise de projetos industriais, financeiros e administrativos, gerenciamento e desenvolvimento de projetos de redes de computadores, supervisão de recursos de informática, entre outras.

Essas atividades podem ser exercidas em organizações públicas e privadas, como indústrias, bancos, estabelecimentos comerciais, laboratórios de pesquisas e instituições de ensino.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br