NORMAS PAD

ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO MONITOR PAD

a) Efetuar pesquisa em fontes diversas que possam contribuir com a disciplina.
b) Auxiliar o professor no planejamento das aulas.
c) Auxiliar o professor na elaboração e correção dos exercícios de fixação de aprendizagem.
d) Auxiliar o professor no gerenciamento de ambientes de suporte ao ensino.
e) Auxiliar o professor na organização, supervisão de aulas práticas e aulas em laboratório.
f) Auxiliar o professor e alunos na utilização e/ou desenvolvimento de softwares.
g) Fazer atendimento extra-classe.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES VETADAS AO MONITOR PAD NO ÂMBITO DO PROGRAMA

a) Substituir o professor em sala de aula.
b) Elaborar, aplicar e corrigir qualquer forma de verificação de aprendizagem que resulte em atribuição de nota.
c) Controlar e registrar frequência.
d) Atuar em atividades não pertinentes à disciplina.

REQUISITOS DO ALUNO PARA SER INDICADO COMO MONITOR PAD

a) Ter cursado alguma disciplina com conteúdo relacionado ou sua equivalente, ou estar cursando, no semestre do pedido, alguma disciplina com conteúdo relacionado ou sua equivalente (Neste caso, o professor deverá justificar, no pedido, a indicação do aluno).
b) Não apresentar reprovação na disciplina com conteúdo relacionado ou na sua equivalente.
c) Possuir CR acima da média do CR médio de sua turma ou a maior nota na disciplina dentre os candidatos.
d) Despender de, no mínimo, 8 horas semanais para o Programa, sendo que a distribuição dessas horas por semana ficará a critério do projeto de cada disciplina e do professor responsável, de modo a não prejudicar o monitor no seu horário acadêmico.

ATRIBUIÇÕES DAS COMISSÕES DE GRADUAÇÃO NO TRABALHO CONJUNTO COM O REPRESENTANTE DA UNIDADE DE ENSINO E PESQUISA NA COMISSÃO ASSESSORA PAD

a) Assegurar condição de igualdade de acesso ao Programa dentro da Unidade.
b) Ser responsável pela distribuição de bolsas referentes à cota de cada Unidade.

INDICADORES GERAIS PARA ORIENTAÇÃO DAS COMISSÕES DE GRADUAÇÃO NO TRABALHO CONJUNTO COM O REPRESENTANTE DA UNIDADE DE ENSINO E PESQUISA NA COMISSÃO ASSESSORA PAD PARA A ESCOLHA DAS SOLICITAÇÕES DE BOLSAS PAD A SEREM ENCAMINHADAS, APRESENTADOS SEM ORDEM DE PRIORIDADE.

a) Atividades previstas para o monitor.
b) Justificativa apresentada pelo professor para a necessidade do monitor em sua disciplina.
c) Disciplinas que propuseram metodologias novas de ensino.
d) Disciplinas de desenvolvimento de projetos ou de laboratórios.
e) Disciplinas com histórico elevado de reprovação.
f) Disciplinas com previsão de alta demanda.
g) Disciplinas particularmente importantes no Projeto Pedagógico do curso.

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS, REALIZADO AO FINAL DE CADA SEMESTRE, SERÁ FEITO POR:

a) Auto avaliação do monitor.
b) Avaliação do trabalho do monitor pelo professor responsável pela disciplina, incluindo informações sobre o impacto do trabalho para o desenvolvimento da disciplina e para o rendimento dos alunos.
c) Avaliação da auto-avaliação do monitor e do relatório do professor pelo Coordenador de Graduação do curso em trabalho conjunto com o representante da Unidade de Ensino e Pesquisa na Comissão Assessora PAD
d) Avaliação dos relatórios de uma Unidade pelo representante de outra Unidade de Ensino e Pesquisa na Comissão Assessora PAD, desde que da mesma área de atuação.

NÃO-CUMPRIMENTO DAS ETAPAS DE AVALIAÇÃO

a) O não-cumprimento de uma das etapas de avaliação implicará em suspensão de um total de bolsas equivalente 20% do montante destinado à unidade por um semestre.
b) Em caso de reincidência, a unidade perderá as bolsas suspensas definitivamente.

À COMISSÃO COORDENADORA DO PAD, ALÉM DO DISPOSTO NA GR Nº 49, DE 05/11/2007, CABE:

a) Definir e implementar critérios para a distribuição de novas bolsas.
b) Definir e implementar critérios para a distribuição de bolsas advindas da suspensão sofrida por alguma unidade.

AOS REPRESENTANTES INDICADOS PELAS UNIDADES DE ENSINO E PESQUISA, ALÉM DO DISPOSTO NA GR Nº 49, DE 05/11/2007, CABE:A) EMITIR PARECER, EM CONJUNTO COM AS COORDENAÇÕES DE GRADUAÇÃO, SOBRE AS SOLICITAÇÕES DE BOLSA PAD DA UNIDADE DE ENSINO E PESQUISA QUE REPRESENTA.

b) Ordenar, em escala de maior prioridade para menor prioridade, as solicitações de bolsa da Unidade de Ensino e Pesquisa que representa.
c) Emitir parecer, em conjunto com o Coordenador de graduação, sobre as solicitações de bolsa de outras Unidades de Ensino e Pesquisa que não a sua, desde que sejam da mesma área de atuação que a sua.
d) Emitir parecer a respeito dos relatórios finais apresentados pelos contemplados na Unidade de Ensino e Pesquisa que representa.
e) Emitir parecer a respeito dos relatórios finais apresentados pelos contemplados em outra Unidade de Ensino e Pesquisa que não a sua, desde que sejam da mesma área de atuação que a sua.

EVENTUAL AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE BOLSAS

Atualmente são distribuídas cerca de 260 bolsas por semestre. Os limites de distribuição atuais não estão mais em sintonia com as necessidades e demandas dos diversos cursos da universidade, tendo em vista a implantação de novos cursos e as mudanças curriculares ocorridas nos últimos anos. O Artigo 4º, da resolução GR n. 49/2007, dispõe que “a Comissão Coordenadora estabelecerá critérios para definir o montante de bolsas disponíveis a cada Unidade de Ensino e Pesquisa, respeitando o total estabelecido no artigo 2º (“a Reitoria definirá anualmente o montante da dotação orçamentária para o pagamento dos monitores”) desta resolução”. A Comissão Coordenadora PAD está desenvolvendo estudo de demanda e estudos de critérios para a distribuição de eventuais novas bolsas.

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