Calourada Unicamp 2020, o marco de início do ano letivo.

Formar uma geração que pensa no mundo, o retorno que se pode dar a sociedade após a graduação.

Dia 03 de março ocorreu a Calourada 2020 da Unicamp, o evento teve início às 09h00 no Centro de Convenções (CDC). A cerimônia de boas vindas aos cerca de 3 mil novos alunos, se deu em mesa de conversa com o Reitor, Prof. Marcelo Knobel, a Pró-Reitora, Profª Eliana Amaral, a responsável pela calourada 2020, Profª Daniela Gatti e a Profª Néri de Barros, diretora da DEDH (Diretoria Executiva de Direitos Humanos). E a palestra foi acompanhada pelas tradutoras intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, Juliana Fernandes e Lilian Ferreira.

Com os auditórios lotados, a Profª Daniela Gatti começa apresentando a proposta da calourada deste ano, que tem suas atividades voltadas à Agenda 2030 da ONU, com gestos simbólicos em quatro dimensões, a responsabilidade institucional, social, ambiental e econômica, com edital cultural, programa de mentoria, plantio de árvores e a instalação de painéis fotovoltaicos para recarregar de aparelhos eletrônico.

Foram chamadas para discursar a representante da Liga das Atlética da Unicamp (LAU), Rafaella Malafaia, que ressaltou a importância das entidades estudantis e de procurar participarem desses espaços, pois a universidade vai além das salas de aula e as melhores experiência serão nestes espaços. Seguida pela fala da Profª Néri, na qual explica o papel da DEDH, para criar um ambiente mais acessível e inclusivo. O reitor Prof. Marcelo Knobel compartilha algumas de suas experiências de quando entrou na universidade e que se identifica com o que os alunos estão sentindo.

A Pró-reitora Profª Eliana Amaral em seu discurso, cria um clima mais descontraído para deixar os estudantes mais a vontade, e propõe aos estudantes conhecerem aqueles que estão ao seu lado, “Para mostrar uma missão importante, que é garantir que vocês tenha uma participação ativa das atividades acadêmicas intra sala de aula. Uma participação ativa, conversando com o outro, tornando as atividades acadêmicas mais colaborativa, faz que o ganho de aprendizagem seja muito grande”. E fala sobre outro importante ponto, que é a permanência estudantil, com distribuição de bolsas-auxílio e vagas na moradia estudantil e a anunciou o lançamento da cartilha “Boas Práticas para a Promoção de Bem-Estar na Universidade”, que visa reunir informações e dicas para cuidar da saúde mental durante a vida acadêmica.

“Não existe magia no futuro, não existe nada que não seja fruto de uma caminhada”, Karnal

Após a cerimônia formal, os ingressante tiveram uma palestra com o Professor Leandro Karnal com o tema “Universidade, Brasil e Projeto Pessoal”, e nessa palestra, em que o próprio Karnal citou, era mais uma conversa que buscava fazer os alunos refletirem sobre o seu papel na construção do ambiente universitário e de empoderar o seu eu, na busca por serem excelentes profissionais. Acredita que na Unicamp a função do aluno não é ser reprodutor de conhecimento, mas entender o como ele é feito.

”Então não importa o ponto de onde você saiu. Se você chegou aqui, significa que esse ponto é um estímulo. O ponto do qual você nasceu, de onde você veio, a escola que você fez, explicam seu passado. Mas o futuro é determinado por escolhas.”

E como um último conselho Karnal deixa aos novos alunos ”comecem a pensar, não sigam ninguém cegamente, afastem-se de vícios, respeite a diversidade, usem protetor solar, evite perder tempo com bobagem, foquem no que vocês querem”

Outras Atividades da Calourada

Durante o horário de almoço no Restaurante Universitário (RU) contou uma mostra do projeto aluno-artista, com uma banda de salsa animando os estudantes. E no vão do Pavilhão Básico (PB), aconteceu uma amostra dos órgãos e entidades estudantis da Unicamp, alguns representantes falam sobre a proposta de seus estandes.

Vitor da Equipe Phoenix de Robótica, é coordenador do departamento de mecânica, explica que eles são uma equipe de robótica voltada para competições desenvolvem a parte eletrônica, mecânica e computacional. E trouxeram alguns de seus robôs para demonstração.

Bianca da Urubus Aerodesign, uma equipe formada em sua maioria por estudantes de engenharia, tem como propósito projetar naves rádio-controladas com foco na participação nas competições anuais da Embraer.

Rafael, do Smart Campus, explica que procuram nessa calourada apresentar o trabalho do órgão, que é desenvolver sistema e melhoria nos serviços da Prefeitura da Unicamp. Possuem diversos projetos em andamento.

Ana cristina, do Grupo de Mercado Financeiro da Unicamp (GMF) buscava divulgar os cursos e palestras que ensinam sobre mercado financeiro, mas não apenas questões burocráticas.

Cíntia do Cecom (Centro de Saúde da Comunidade) estava apresentando o Cecom para ingressantes.

Texto: Giovana Lima, com supervisão Profª Daniela Gatti
Fotos: João Marques e Giovana Lima