ProFIS Celebra Primeira Turma de Graduados

Em clima de comemoração o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) celebrou, no início deste ano, seus primeiros graduados. 16 estudantes de escolas públicas, das mais diversas regiões de Campinas, que foram selecionados em 2011 e 2012 para cursar, durante dois anos, o ProFIS. O programa, coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), oferece um curso piloto de ensino superior especialmente pensado para a Unicamp. A seleção dos 120 estudantes para o preenchimento das vagas não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Concluídos os dois anos do programa, esses alunos puderam ingressar, sem a necessidade de encarar outro processo seletivo, na graduação e se formaram nas licenciaturas e bacharelados que elegeram. Entre os cursos estão Enfermagem, Fonoaudiologia, Pedagogia, Letras, Administração, Gestão de Comércio Internacional, Economia, Biologia, Esportes e Artes. Ultrapassando as conquistas individuais, esse grupo imprimi mudanças significativas dentro e fora da Universidade, apontando caminhos para transformações sociais mais amplas.
Para a professora Mariana Nery, coordenadora do ProFIS “esses alunos são agentes transformadores. Não mudam apenas sua própria vida, mudam o entorno em que eles vivem. E estão mudando a cara da Universidade”. Já a Pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, reforça que um dos principais diferenciais do ProFIS é seu modelo de cota geográfica, que garante vagas para todas as escolas públicas da cidade de Campinas. “Garantindo a representatividade de todo o território temos um perfil de estudante muito mais parecido com a realidade do mundo fora da universidade”, explica Eliana.

Estrutura permite a inclusão de bairros mais distantes da Unicamp

Veja alguns depoimentos dos graduados:

Bárbara, Felipe Francisco e Talita: primeira turma de graduados pelo ProFIS

ProFIS forma a sexta turma:

Na noite da última sexta-feira, 16/2, a sexta turma de alunos ingressantes no ProFis vivenciou sua solenidade de formatura, realizada no Centro de Convenções da Unicamp. Ingressos do ano de 2016, os alunos cursaram disciplinas como Ética, Matemática, línguas, tecnologia da informação, corpo humano e comunicação, arte, cultura e sociedade. Na mesma semana a PRG divulgou a lista dos alunos classificados para a turma 2018 do ProFIS. A relação pode ser consultada aqui.

Você pode obter mais detalhes sobre o ProFIS aqui. Para conferir a matéria com mais informações sobre os graduados, acesse o Portal da Unicamp.