Artes Visuais

Curso atua no desenvolvimento de processos de criação pessoais direcionados às artes visuais no mundo contemporâneo
Investigando as linguagens artísticas contemporâneas

O curso de Artes Visuais da Unicamp está alinhado com o fazer artístico no contexto contemporâneo e integra teoria e prática de forma orgânica e interdisciplinar. Os estudantes podem escolher entre o bacharelado em Artes Visuais e a licenciatura em Educação Artística.

Quem vem para o curso da Unicamp, pode esperar uma formação sólida na pesquisa de sua poética pessoal voltada para as visualidades; amplo potencial e desenvolvimento na pesquisa teórica em artes, paralelamente à inserção no mercado por meio de galerias, museus, espaços independentes, além do exercício de curadoria. O curso oferece uma formação ampla para o vasto universo artístico e cultural, em suas variadas formas de manifestação, reforçando a importância da figura do artista na sociedade.

Atuação

Caso opte pelo bacharelado, o futuro profissional poderá atuar como artista, profissional liberal ou pesquisador. Os campos de atuação mais consolidados são as instituições públicas ou privadas dedicadas à difusão artístico-cultural, museus, galerias de arte, produções culturais e de pesquisa.

Ao optar pela licenciatura, além de estar apto a desenvolver todas as atividades do bacharel, o profissional estará habilitado a lecionar Artes Plásticas e Educação Artística em instituições de ensino fundamental e médio.

Projeto Pedagógico

O curso está organizado a partir de um conjunto de disciplinas que exploram o desenvolvimento criativo e crítico, pautado por áreas da expressão artística muito conhecidas, tais como: desenho, gravura, pintura, escultura, fotografia, computação gráfica e novas tecnologias. Além disso, oferece regularmente disciplinas de caráter eletivo. Há a possibilidade de desenvolvimento de pesquisas de Iniciação Científica, Estágios Supervisionados e Projetos Especiais como o Artista Residente ou o Professor Especialista Visitante, que permitem uma formação profissional diferenciada.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br