Ciências Sociais

Interdisciplinaridade e pluralidade
O Curso

O curso de Ciências Sociais tem como objeto de estudo as formas de organização e estruturação da vida social, seja em sua universalidade, seja em sua singularidade histórica e cultural. Assim, propõe-se a conhecer a dinâmica de formação, de reprodução e transformação das coletividades e agrupamentos sociais, suas relações constitutivas ou fundamentais, seus modos de vida e de representação simbólica e institucional.

A graduação em Ciências Sociais busca promover uma sólida formação teórica e científica e prioriza a formação integrada de pesquisadores e docentes. O aluno pode optar pelas modalidades bacharelado e licenciatura, sendo que ambas as modalidades buscam articular as atividades de ensino e de pesquisa. O bacharelado permite uma formação geral ou a opção por uma das três áreas específicas que integram esse campo disciplinar: Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Em sua grade curricular, o curso de Ciências Sociais mantém um núcleo comum que se compõe de disciplinas obrigatórias específicas de cada uma das três áreas. Cada modalidade de formação também possui um núcleo de disciplinas obrigatórias, complementado por grupos de disciplinas eletivas, de conteúdos e temas diversos, que são de livre escolha dos estudantes. Além disso, a estrutura curricular estabelece a obrigatoriedade de se cumprir créditos em áreas de domínio conexo, como Geografia, História, Filosofia, Letras, Linguística, Educação e Economia, o que dá ao curso um caráter marcadamente interdisciplinar.

Campo de Atuação

Em função da base de formação múltipla, que permite o diálogo permanente e a interação entre os vários segmentos das ciências sociais e humanas, o curso de Ciências Sociais possibilita sólida preparação para um campo profissional em fase de notória expansão.

Ao preparar os estudantes para a docência, incentivá-los a participar de projetos e a realizar pesquisas de iniciação científica, o curso permite a inserção do cientista social aqui formado em diversas áreas de atuação: docência em nível superior e médio; pesquisa em instituições públicas e privadas; enquetes, sondagens e pesquisas de opinião; planejamento e gestão governamental; assessoria parlamentar; assessoria em movimentos populares, sindicatos.

Modalidades
  • Antropologia:

     O aluno estuda várias dimensões da vida de sociedades e formas culturais diferentes das nossas,  mas também lida com fenômenos de importância crescente na sociedade contemporânea, como os movimentos religiosos, a emergência de novos atores políticos e outras populações tradicionais, questões de juventude e gênero, entre outras.

  • Ciência Política:

    O aluno estuda a estrutura e o funcionamento do Estado contemporâneo e as relações internacionais, as formas de organização e as atividades de partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais; estuda, ainda, as grandes vertentes do pensamento político moderno.

  •  Sociologia:

    A ênfase é na reflexão sobre as formas de estruturação e transformação das sociedades. O campo da sociologia contempla os mais diversos fenômenos e processos sociais – das formas de reestruturação produtiva à questão dos movimentos sociais, passando pela análise das instituições públicas e privadas.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br