Engenharia de Controle e Automação

Integração entre mecânica, eletrônica e computação
Lacuna no mercado de trabalho é oportunidade para profissionais qualificados

Ministrado no período noturno, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), o curso integra a engenharia mecânica, a engenharia eletrônica e a computação. O curso conta principalmente com os recursos humanos e materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica, tendo o apoio da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação e do Instituto de Computação.

A formação multidisciplinar nas áreas de mecânica, eletrônica, instrumentação industrial, informática, controle e gestão da produção permitirá ao profissional elaborar estudos e projetos, bem como participar da direção e fiscalização de atividades relacionadas com o controle de processos e a automação de sistemas industriais.

Atividades extracurriculares

Os alunos do curso podem participar de diferentes atividades extracurriculares, como:

  • A Phoenix: que cria robôs radiocontrolados e alguns autônomos para competições. São cinco categorias: combate, sumô, seguidor de linha, hóquei e trekking

  • Projeto Mini-Baja: cria um veículo offroad. O campeonato avalia o carro em vários aspectos.

  • O Aerodesign: que desenvolve aeromodelos radiocontrolados para competição. 

  • Ecocar: tem por objetivo desenvolver um veículo onroad que utiliza motor elétrico. A competição também avalia o carro em diversas provas.

  • O FSAE: cria um veículo onroad a combustão. A competição avalia o carro em diversas provas

O curso de Engenharia de Controle e Automação possui uma Empresa Júnior, a Mecatron, composta integralmente por estudantes. Nela os alunos aprendem as principais ferramentas administrativas e a gerenciar os projetos de automação.

Além disso, ainda existe a Atlética, que incentiva a prática de esporte e realiza treinos em diversas modalidades.

Atuação Profissional

A característica predominante do engenheiro de controle e automação é sua formação generalista, que tem em vista sua preparação multidisciplinar, harmonizando, portanto, soluções e equipamentos que antes requeriam a utilização de profissionais de áreas distintas.

Isto, evidentemente, requer um esforço notável tanto do corpo docente quanto do corpo discente, mas que acabará suprindo uma lacuna que realmente existe no mercado, e possibilitando uma realização profissional bastante interessante.

O engenheiro de controle e automação tem como campo de trabalho as indústrias de base, metal-mecânica, automotiva e de autopeças. Poderá atuar na gestão fabril/empresarial, na organização do projeto, na fabricação e manutenção, em atividades relacionadas com processos e com automação industrial.

Poderá tratar de assuntos de engenharia legal, relacionados às atividades citadas acima. Finalmente, a abrangência do curso capacita o formando a iniciar-se na carreira de pesquisador na área de engenharia de controle e automação, podendo também atuar posteriormente como professor universitário.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br