Engenharia Física

O curso 51

Quem pretende seguir carreira em Física, Engenharia Física, Física Médica, Física Biomédica, Matemática ou Matemática Aplicada e Computacional tem, na Unicamp, a chance de conhecer melhor os cursos antes de se decidir por um deles.

Ao ingressarem na universidade, muitos estudantes não têm um projeto pessoal ainda definido. Falta-lhes conhecimento suficiente sobre a carreira escolhida e idealizam de forma irreal o curso e a instituição de ensino. O objetivo do Curso 51 é permitir maior flexibilidade de escolha aos alunos e proporcionar uma alternativa de entrada na Unicamp que não implique uma decisão prematura.

Por esse motivo, além de estudar disciplinas básicas comuns, os alunos assistem a uma série de palestras que têm como objetivo mostrar as características e o campo de atuação de cada área. Com isso, aumentam significativamente as chances de uma escolha mais acertada do aluno.

As opções pelas carreiras ou pelas modalidades acontecem em momentos diferente.

Outra vantagem do Curso 51 é que o aluno, após formar-se em uma determinada carreira, poderá solicitar retorno e completar outra carreira. Ele não precisará prestar novo vestibular nem cumprir o núcleo comum.

O Profissional

O curso de Engenharia Física tem como principal diferencial uma formação mais sólida e diferenciada em Física/Matemática, complementada com noções imprescindíveis e generalizadas de engenharia, o que torna o Engenheiro Físico um profissional multiespecialista com sólida formação técnica e visão de gerenciamento e de mercado, capaz de atuar nas mais variadas áreas de desenvolvimento e inovação tecnológica, tanto na indústria quanto em centros de pesquisa.

Mantendo o perfil de engenheiro, mas com uma formação mais completa em Física contemporânea, o Engenheiro Físico é preparado para lidar com problemas tecnológicos de fronteira envolvendo geração de energia, nanotecnologia, novos materiais e dispositivos, da mesma forma que ele pode atuar no gerenciamento de uma linha de produção, na área de gestão de pessoal ou no estudo de mercado.

Através do domínio de ferramentas básicas e, do conhecimento específico adquirido nas áreas de Física avançada e atual, o Engenheiro Físico terá plena capacidade em propor soluções para os mais diversos problemas enfrentados pelos setores de produção e de desenvolvimento. Por outro lado, também estará preparado para levar em conta nas soluções desses problemas técnicos.