Administração Pública

Proposta inovadora e comprometida com o interesse público
O Curso

O curso de Administração Pública da Unicamp, ministrado em Limeira, forma profissionais com perfil inovador, criativo, empreendedor e com competência para negociar e conciliar interesses, administrar as instituições públicas e analisar aspectos fundamentais da ação e do papel do Estado na sociedade.

Trata-se de uma área de estudos para a qual convergem saberes de diferentes áreas do conhecimento, incluindo administração, economia, finanças, métodos quantitativos, ciência política, direito e relações internacionais, o que possibilita compreender de modo amplo a dinâmica da sociedade, a atuação do setor público e os processos de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. Desse modo, o curso pretende contribuir de modo significativo para a promoção do bem comum e do interesse público.

O curso adota a interdisciplinaridade como princípio metodológico fundamental. O processo de formação contempla três núcleos: I) o Núcleo Geral Comum (NGC), que busca oferecer uma formação humanística; II) o Núcleo Comum da Área de Administração, que contempla disciplinas de formação profissional orientadas para a resolução de problemas reais; III) o Núcleo de Formação Específica, que privilegia a discussão mais aprofundada de temas relativos à administração do setor público e à formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. Também são oferecidas disciplinas eletivas com o objetivo de dar ao aluno oportunidade de intensificar o estudo em áreas do seu interesse.

Atuação Profissional

O profissional formado em Administração Pública pela Unicamp será capaz de atuar, de forma sistêmica, como administrador em todos os âmbitos da vida social e econômica que dizem respeito à esfera pública.

O campo de atuação do administrador público é amplo, incluindo as diferentes estruturas do serviço público, organizações não governamentais, fundações privadas e empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, empresas privadas que interagem com o poder público e organismos internacionais.

O curso opera numa perspectiva de empoderamento do(a) aluno(a), tornando-o(a) ativo no processo de aprendizagem, de forma a se aproximar da possibilidade de resolução de problemas reais da sociedade.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br