Ciências do Esporte

Um curso que reúne conhecimento científico, formação integral e paixão pelo esporte
O cientista do esporte: de olho no futuro

O curso de Ciências do Esporte forma profissionais de educação física legalmente reconhecidos e devidamente credenciados, e tem como objeto de estudo uma das maiores manifestações socioculturais da nossa sociedade. O esporte é um fenômeno que envolve tanto a paixão, o espetáculo, o desenvolvimento pessoal, a educação, o lazer, a competição e a gestão esportiva, quanto o conhecimento científico, que será discutido, tratado e aprofundado durante o curso. Busca a formação integral do aluno e o desenvolvimento de competências e habilidades, investindo na interdisciplinaridade e na criatividade, na convivência interpessoal e na vivência e participação na vida esportiva da sociedade.

O curso concentra-se no estudo do esporte, no sentido abrangente e plural, envolvendo quatro eixos norteadores: conhecimentos básicos do esporte; conhecimentos específicos e aplicados ao esporte; gestão do esporte e políticas públicas; saúde, esporte e lazer. Está orientado à aprendizagem, ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos específicos e interdisciplinares necessários ao domínio científico desse universo.

Por meio da organização de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, esse curso de graduação pretende ser uma etapa de formação profissional que, partindo do princípio de união entre teoria e prática e da interação entre pesquisa, ensino e extensão, desencadeie um processo de educação continuada no egresso, para formar profissionais capazes de atuar de maneira diferenciada no mercado de trabalho relacionado às ciências do esporte.

Áreas de Atuação

O estudante formado em Ciências do Esporte pela Unicamp estará apto a atuar no ensino, treinamento, assessoria, planejamento, gestão, execução e avaliação de programas e projetos esportivos voltados para diferentes grupos.

Poderá, também, atuar na área da pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às várias temáticas relacionadas ao esporte e ao exercício sistematizado, ao ensino e atuação em diferentes modalidades esportivas. A qualificação para atuação no mercado de trabalho tem como finalidade principal a formação de professores/treinadores esportivos com competência para exercer atividades em diversos espaços.

Enfim, os estudantes formados serão também considerados profissionais da área da saúde, aptos ao credenciamento no Conselho Federal de Educação Física, capazes de atuar de forma integrada e compartilhada na promoção,
prevenção e recuperação da saúde por meio da atividade esportiva.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br