
A dança em transformação: ensino, criação e pesquisa
O enfoque do curso de Dança da Unicamp é a formação do intérprete-criador e professor de dança – profissional capaz de contribuir na interface entre saberes sensíveis, criativos, técnicos e pedagógicos na área da dança.
O aluno, futuro artista/professor, é estimulado a ser responsável pelo próprio corpo, a expressar-se e comunicar-se artística e criticamente, a refletir sobre o contexto contemporâneo e a interagir com esse contexto.
Se, por um lado, o curso permite a formação do aluno como intérprete e/ou como professor de dança, por outro, dada a possibilidade de escolha própria sobre quais disciplinas eletivas cursar, o aluno terá responsabilidade sobre sua própria formação, ampliando o campo de saber e aumentando as relações entre os mais diversos espaços da universidade.
O campo de atuação deste profissional abrange amplo espectro de atividades: criação e atuação cênicas, ensino, pesquisa e ação social. A contribuição social deste profissional se dá no ato criativo, através da manifestação artística pelo viés do corpo.
O aluno que chega ao curso de Dança da Unicamp encontra um processo de ensino que promove o diálogo entre tradição e inovação, em um ambiente de estímulo e acolhimento para a prática investigativa, experimental e criativa.
O curso propõe que o aluno desenvolva habilidades, competências e atitudes baseadas em conhecimentos que formem um profissional da dança participativo, atuante e responsável, com sensibilidade artística, capacidade de reflexão no campo da dança e que contribua de modo crítico e criativo com a sociedade.
O curso de Dança oferece formações em bacharelado e licenciatura, que exigem do aluno dedicação em tempo integral. Em ambos os percursos, o exercício da alteridade permeia a construção de uma dança que o aluno deverá vivenciar em seu corpo, passando a refletir sobre as questões ligadas ao movimento e em consonância com ideais políticos, sociais e culturais do seu tempo.
Fonte e fotos:comvest.unicamp.br