Enfermagem

Curso de graduação em Enfermagem: Por um melhor serviço no cuidado da saúde
O Curso

O cuidar do enfermeiro é complexo e requer habilidades e competências de natureza técnica, científica, humana e ética. O graduando em enfermagem, ao longo do curso, aprende a ampliar seus conhecimentos, aperfeiçoar sua prática e seu preparo profissional por meio do estudo, da observação e da experiência.

Com essas premissas, o ensino prepara o profissional qualificado para o trabalho, para prestar cuidados de saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, integralidade, equidade e universalidade.

O curso está fortemente comprometido com o desenvolvimento do conhecimento e de competências dos alunos para assegurar a excelência clínica, a pesquisa, a liderança e habilidades necessárias para intervir na assistência à saúde da população.

O trabalho do enfermeiro ocorre por meio de dois processos concomitantes: processo de cuidar e processo de administrar. Além disso, não se dá de modo isolado, mas de maneira multiprofissional. Assim sendo, o graduando é inserido em diversos campos de atividades teórico-práticas.

De acordo com as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, os últimos dois semestres do curso são utilizados para vivenciar o mundo do trabalho profissional, por meio das disciplinas de estágio curricular supervisionado, e o aprendizado da pesquisa em enfermagem, pelas disciplinas de trabalho de conclusão de curso.

Ressalta-se que o curso de graduação em Enfermagem da Unicamp oferece duas modalidades de formação, bacharelado e licenciatura, com a possibilidade de cursá-las concomitantemente.

Modalidades
  • Bacharelado:

    O curso visa formar o enfermeiro capaz de atuar em diferentes áreas de maneira crítica, reflexiva e integradora; preparado para o exercício de enfermagem com autonomia, apoiando-se em evidências científicas e pautado em princípios éticos, respeitando as crenças e valores das pessoas sob seus cuidados.

  • Licenciatura: 

    O curso oferece qualificação para o trabalho em instituições educativas, escolares e não escolares, em educação básica e em educação profissional em enfermagem. Faz parte dessa formação profissional, a experiência investigativa, bem como de reflexão acerca de aspectos políticos e culturais da ação educativa.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br