Engenharia Ambiental

Uma visão global do meio ambiente, aliando ciências básicas e tecnológicas e ciências sociais
O curso

Os problemas ambientais atuais são complexos; por isso, o curso de Engenharia Ambiental propõe uma formação consistente em ciências básicas e tecnológicas, com foco complementar em ciências sociais e gestão, aplicadas aos setores de atividades humanas geradoras de significativos impactos ambientais.

O engenheiro ambiental estará capacitado a contribuir com a resolução de problemas ambientais por meio da realização de análises, diagnósticos integrados, concepção e execução de projetos e avaliações técnicas, tecnológicas, socioeconômicas e de impactos nos setores e sistemas ambientais.

Desta forma, poderá atuar em agências reguladoras e órgãos ambientais, nos poderes públicos federal, estadual e municipal, em concessionárias de serviços públicos, agências bilaterais e multilaterais de cooperação e como profissional autônomo.

A organização do curso foi feita de forma que o aluno adquira conhecimentos teóricos e práticos de laboratório. . O curso proporciona ao aluno uma sólida formação na área ambiental.

Áreas de Atuação

O curso confere ao egresso as seguintes habilidades e competências: analisar sistemas e processos ambientais; supervisionar e coordenar planos estratégicos, de ação e de intervenção nas áreas de engenharia ambiental; avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas urbanos: redes de saneamento ambiental (água, esgotos, drenagem, resíduos sólidos); avaliar o impacto socioambiental das soluções tecnológicas em projetos, programas e políticas públicas;  desenvolver e/ou utilizar novas técnicas e tecnologias para solução de problemas ambientais industriais e urbanos; atuar em equipes multidisciplinares nas áreas de projeto, ensino e pesquisa.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br