Engenharia Mêcanica

O profissional das soluções inovadoras
Formação que privilegia a criatividade, a autonomia e a capacidade de trabalhar em equipe

Profissional das soluções inovadoras, o engenheiro mecânico formado pela Unicamp tem encontrado grandes oportunidades de atuação no mercado.

É o reflexo de uma formação que privilegia a autonomia e a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, graças a uma formação básica sólida e a um constante aperfeiçoamento técnico aliado às preocupações ambientais, éticas, técnicas e econômicas.

Além da formação básica, a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) privilegia as atividades experimentais e extracurriculares, que, aliadas aos conhecimentos teóricos, fortalecem a capacidade de criação e análise crítica.

É constante o estímulo à organização dos estudantes em trabalhos práticos. A Faculdade de Engenharia Mecânica possui convênios com escolas europeias que permitem o intercâmbio, inclusive com a possibilidade de obtenção de duplo diploma.

Amplo Campo de Atuação

O engenheiro mecânico tem um vasto campo de atuação nos vários setores industriais. O profissional formado poderá elaborar estudos e projetos; participar da direção, fiscalização e construção de máquinas e motores, instalações mecânicas, termodinâmicas, entre outros. Poderá tratar de assuntos de engenharia legal, além de atuar como pesquisador e professor universitário.

Nas disciplinas de formação básica, o aluno estuda matemática, física, química, informática, desenho, resistência dos materiais e eletrotécnica. No currículo também há disciplinas de formação geral, como ciências sociais, administração, economia e ciências ambientais. Da formação profissional constam elementos de máquinas, vibrações, mecânica dos sólidos, mecanismos e dinâmica de máquinas, entre outras matérias.

Assim, busca-se formar um engenheiro com conhecimentos básicos para atuar em praticamente todos os campos das ciências tecnológicas aplicadas. Trata-se de um dos profissionais de engenharia com a maior empregabilidade do mercado.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br