
Profissão da Era da Informação
A Estatística é fundamental em todas as áreas do conhecimento, sendo sua aplicação e desenvolvimento metodológico pontos centrais no desenho e análise de dados científicos, dados complexos, Big Data, entre outros.
No início do século XX, ficou clara a necessidade de verificação empírica de teorias e hipóteses em ciências básicas, assim como para o planejamento econômico, análise de dados financeiros, políticas públicas. Nesse mais de um século de existência, a Estatística se desenvolveu de forma extraordinária, tanto no escopo de sua implementação prática, como na profundidade teórica de suas metodologias e na intensificação do uso de recursos computacionais como suporte.
Por essas características de aplicação universal, o estatístico deve ser um profissional com atenção à análise cuidadosa do problema que pretende resolver. Essa análise pressupõe capacidade de comunicação verbal e escrita, senso crítico, perspicácia analítica e domínio das linguagens matemáticas e computacionais. Isso leva a um curso dinâmico. Essa versatilidade se constrói em aulas teóricas, práticas e de laboratório.
Ao longo do curso, o aluno é exposto a situações reais, como análise de dados experimentais e observacionais, pesquisas de mercado e de opinião, metodologias de processos industriais, estudos demográficos etc.
O campo de trabalho de um profissional em estatística é vasto. Algumas das áreas de atuação são: análise de dados em geral; carreira em pesquisa acadêmica; consultoria; controle de qualidade; desenvolvimento de softwares e produtos para análise de dados; empresas de energia e de telecomunicação; ensaios clínicos; estatística industrial; inteligência artificial; medicina de precisão; melhoramento genético; mercado financeiro e bancos; modelagem de crédito e risco; pesquisa e desenvolvimento em indústrias farmacêuticas; pesquisas de opinião, de mercado e de marketing.
Fonte e fotos:comvest.unicamp.br