
Quem pretende seguir carreira em Física, Engenharia Física, Física Médica, Física Biomédica, Matemática ou Matemática Aplicada e Computacional tem, na Unicamp, a chance de conhecer melhor os cursos antes de se decidir por um deles.
Ao ingressarem na universidade, muitos estudantes não têm um projeto pessoal ainda definido. Falta-lhes conhecimento suficiente sobre a carreira escolhida e idealizam de forma irreal o curso e a instituição de ensino. O objetivo do Curso 51 é permitir maior flexibilidade de escolha aos alunos e proporcionar uma alternativa de entrada na Unicamp que não implique uma decisão prematura.
Por esse motivo, além de estudar disciplinas básicas comuns, os alunos assistem a uma série de palestras que têm como objetivo mostrar as características e o campo de atuação de cada área. Com isso, aumentam significativamente as chances de uma escolha mais acertada do aluno.
As opções pelas carreiras ou pelas modalidades acontecem em momentos diferente.
Outra vantagem do Curso 51 é que o aluno, após formar-se em uma determinada carreira, poderá solicitar retorno e completar outra carreira. Ele não precisará prestar novo vestibular nem cumprir o núcleo comum.
- Bacharel:
Ocupa-se preferencialmente de pesquisa, básica ou aplicada, em universidades, centros de pesquisa, indústrias, e outros setores da sociedade.
- Bacharel em Física com Ênfase em Física Biomédica:
Ocupa-se da aplicação de princípios da Física em problemas de Biologia e Medicina, atuando em campos de pesquisa interdisciplinares com interações das áreas de Física, Biologia e da Saúde.
- Bacharel em Física Médica:
Atuação semelhante à do Bacharel em Física Biomédica, com ênfase em atividades ligadas ao serviço clínico e terapêutico.
- Licenciado:
O percurso de formação de licenciado em física qualifica-o para o trabalho em instituições educativas, escolares e não-escolares, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional.
Fonte e fotos:dac.unicamp.br e comvest.unicamp.br