Campo de atuação cada vez mais amplo
O curso

O curso de História forma profissionais para atuar nos diferentes campos da produção e difusão do conhecimento histórico. Um dos pontos fortes do curso é o trabalho com documentos históricos. O aluno aprende a analisar diversos tipos de documentos e a interpretar e compreender as ações humanas ao longo do tempo a partir desses materiais. Dominando as linhas gerais do processo histórico em suas várias dimensões e conhecendo as principais vertentes teóricas que orientam as análises históricas.

Ministrado em período integral, o curso oferece as modalidades bacharelado e licenciatura, os bacharéis em História estarão capacitados a atuar como pesquisadores em entidades públicas e privadas que dispõem de acervo histórico; na produção de materiais didáticos e paradidáticos; como assessor em programas culturais e de preservação do patrimônio histórico.  Já o licenciado poderá atuar ainda como docente no ensino fundamental e no médio.

Grande parte das atividades extraclasses é desenvolvida com o aproveitamento da infraestrutura oferecida pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Além de uma biblioteca bastante diversificada – uma das bibliotecas universitárias mais completas da América Latina na área das ciências humanas -, destaca-se o rico acervo de documentos sobre a história recente do país guardado pelo Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) e a vasta documentação textual e iconográfica sobre a cidade de Campinas e região abrigada pelo Centro de Memória (CMU).

Currículo

O currículo do curso de História é composto por disciplinas obrigatórias que contemplam conteúdos clássicos, como introdução ao estudo da história, história antiga, medieval, moderna e contemporânea.

Um segundo conjunto de disciplinas, agrupadas sob a denominação Tópicos Especiais em História, possui programas flexíveis, que variam a cada semestre. Os tópicos permitem que os professores apresentem temas que vêm desenvolvendo em suas pesquisas ou aprofundem temas sugeridos pelos alunos, estudando aspectos ligados aos debates mais recentes nas diversas áreas de atuação do historiador.

Completam o curso as disciplinas eletivas, que viabilizam a integração com outras áreas do conhecimento.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br