Pró-Reitora

Profa. Dra. Eliana Martorano Amaral

Médica, concluiu a graduação na Faculdade de Medicina de Jundiaí em 1984. Fez o programa de residência médica em Tocoginecologia de 1985-1987,  Mestrado (1990-1992), Doutorado (1993-1996), com temas ligados à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e gravidez, no Departamento de Tocoginecologia (DTG) da FCM-Unicamp. Defendeu Livre-Docência (2006), onde fez concurso para professora-titular de Obstetrícia em 04/10/2012. Contratada como técnica especializada e posteriormente docente da FCM/Unicamp desde junho de 1987, exercendo funções de docência, especialmente na área clínica da especialidade, na forma de ensino em serviço, em hospital terciário universitário, mas também na rede primária de saúde. Tornou-se professora doutorado, professora-plena da Pós-Graduação do DTG/FCM/Unicamp e atualmente, também professora-plena da Pós-Graduação em Clínica Médica, área de Concentração Ensino na Saúde. Pesquisadora 2 CNPq desde março 2017. Fez pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, em 2001-2, em Pesquisa Aplicada à Saúde Sexual e Reprodutiva (programa de epidemiologia e demografia), com o tema da morbidade materna grave (near miss). Fez especialização em ensino médico na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia-EUA, em 2003-4 e em administração acadêmica no programa Executive Leadership in Academic Medicine (ELAM) da Drexel University, Filadélfia, EUA em 2015-6.

Foi chefe do Departamento de Tocoginecologia da Unicamp de dezembro de 2015 a abril de 2017, presidente da Comissão de Corpo Docente da FCM-Unicamp e membro da Comissão Interna de Desenvolvimento Docente da Unicamp de julho de 2014 a abril de 2017. Foi assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP de março de 2011 a abril de 2013 e coordenadora da Comissão de Valorização Docente da FCM-Unicamp de 2010 a 2014. Foi diretora de Apoio Assistencial e de Pesquisa em 2002 e diretora da Divisão de Obstetrícia do Caism de 2003 a 2011.

Coordenou o projeto Pró-Ensino Capes-FCM-Unicamp (#2036/2010) para criação de mestrado, doutorado e pós-doutorado em ensino na saúde e coordena a área de concentração Ensino na Saúde da FCM-Unicamp. Coordenou a Comissão de Avaliação Profissional para obtenção do título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia de 2008 a 2012, foi membro da Comissão de Ensino e Avaliação da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia de 2007 a 2012 e participou da Comissão de Normatização de Títulos de Especialista da Associação Médica Brasileira em 2010-2011. Desde 2007, é co-diretora do Programa de Desenvolvimento Docente  para as Profissões da Saúde Faimer Brasil, com enfoque em tecnologias educacionais, liderança e gestão acadêmica, que utiliza estratégias de aprendizagem ativa e desenvolvimento de um projeto individual de qualificação do ensino. É facilitadora internacional do programa Faimer, sediado na Philadelphia-EUA.

Atua na área de Medicina, com ênfase em infecções congênitas, saúde sexual e reprodutiva incluindo doenças sexualmente transmissíveis (DST)-HIV/Aids, assistência à gestação e parto, gestão de serviços e educação para médicos e demais profissionais da saúde. É revisora para diversos periódicos e palestrante convidada para eventos nacionais e internacionais nas diversas áreas temáticas de atuação científica, incluindo HIV-AIDS e DST, infecções na mulher, saúde reprodutiva, qualidade de assistência obstétrica, ensino na saúde, carreira docente e ensino superior. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002, membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde e consultora do Programa da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para revisão da linha de cuidado no pré-natal e parto em 2013 e 2016. É membro da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).  Foi assessora da Secretaria de Saúde de Campinas e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em 1999.

Teve projetos de pesquisa financiados por agências nacionais (Fapesp, Faepex) e organismos nacionais (Ministério da Saúde) e internacionais (Organização Mundial da Saúde, Family Health Internacional). Publicou dezenas de artigos em periódicos especializados, capítulos de livros e apresentou dezenas de trabalhos em anais de eventos. Participou de eventos no exterior como palestrante, com ênfase em eventos de educação médica, além de dezenas no Brasil, em educação para a saúde e na sua área de especialidade. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de iniciação científica e alunos PED. 

Recebeu 9 prêmios por trabalhos apresentados em congressos homenagens nacionais e internacionais, entre as quais se destacam:

  • Mérito Acadêmico na Formação de Profissionais de Saúde, FAIMER Foundation for Advancement on International Medical Education and Research (2016)
  • Honra ao Mérito como idealizadora e executora do novo modelo de Avaliação do Especialista, pela Comissão de Ensino e Avaliação da Febrasgo (2015)
  • Reconhecimento como Maestra de La Ginecologia Y Obstetricia Latinoamericana pela Federacion Latinoamericana de Sociedades de Obstetrícia Y Ginecologia (2015)
  • Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Unicamp (2013)
  • Prêmio Mérito Educacional da Associação Brasileira de Educação Médica (2013)
  • Prêmio de Reconhecimento Acadêmico ao ensino de Graduação Prof. Dr. Miguel Tobar Acosta, pela FCM-Unicamp (2006)