Licenciatura Integrada em Química e Física

Proposta do curso integra áreas que se complementam
Formação de professores críticos e reflexivos

O curso de Licenciatura Integrada em Química e Física é pioneiro no Brasil e inovador na articulação de três campos de conhecimento: a educação, a química e a física. A proposta do curso contempla uma tendência atual na educação, que é a integração de conhecimentos de áreas que se complementam. Apesar de apresentarem formas distintas de abordar seus problemas, a química e a física possuem uma série de elementos comuns.

Voltada especificamente para a formação de professores, a dinâmica curricular do curso integra tanto os conteúdos dos campos da física e da química quanto da educação, englobando conhecimentos relacionados às ciências humanas e procurando formar integralmente o futuro professor para a compreensão da realidade escolar e o exercício responsável da docência.

Para tanto, o curso alia os conteúdos específicos das três áreas, com destaque para as políticas públicas para a educação, a construção do conhecimento educacional e a realidade educacional brasileira.

Essa formação qualifica os estudantes para atuar em instituições educativas, escolares e não escolares, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional.

Um curso, duas modalidades

Nos seis primeiros semestres do curso, considerados básicos, são ministradas disciplinas dos campos da física, da química e da educação. É um período que permite ao estudante ter um maior contato com química e a física, e com as questões que envolvem o magistério de tais disciplinas, de forma a auxiliá-lo em sua opção por uma das modalidades do curso, o que ocorre ao final do sexto semestre.

Em ambas as licenciaturas o conjunto das disciplinas engloba o estudo teórico e um conjunto de atividades práticas, sendo que algumas delas abordam os conteúdos específicos em situações de ensino. Após a conclusão do curso, o profissional, além de habilitado a lecionar no ensino médio, poderá também seguir a carreira acadêmica, com ingresso na pós-graduação e na docência universitária.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br