
Excelência no ensino integrado e interdisciplinar
O curso de Medicina da Unicamp é um dos melhores do país, apto a atender às necessidades da formação médica. O curso desenvolve competências para as habilidades médicas pertinentes à prática profissional e capacita o estudante a atuar pautado em princípios éticos e com responsabilidade social.
A estrutura curricular está organizada em módulos de ensino que são desenvolvidos em período integral durante os seis anos do curso. Este modelo curricular insere o estudante desde o primeiro ano em atividades de campo, permitindo, já no início do curso, uma visão da profissão do médico.
Os conteúdos básicos necessários para a formação são ministrados nos três primeiros anos do curso, com atividades integradas com as especialidades médicas. Os últimos anos do curso destinam-se às disciplinas que compõem o Internato Médico, onde prevalece o desenvolvimento das atividades práticas intensivas de atendimento a pacientes nos níveis de atenção primária, secundária e terciária.
O ensino no internato respeita um eixo de complexidade crescente, capacitando o aluno a tomar decisões e a participar de forma efetiva e decisória nos atendimentos, sob supervisão direta de docentes e médicos habilitados a atuar como auxiliares no ensino.
Os aspectos éticos da formação e do exercício profissional são abordados longitudinalmente desde o primeiro semestre do curso.
Fonte e fotos:comvest.unicamp.br