BOLETIM ESPECIAL COVID-19 MORADIA Nº 13 – 09/mar/2022

BOLETIM ESPECIAL COVID-19 MORADIA Nº 13 – 09/mar/2022

 

Este é um Boletim ESPECIAL referente ao trabalho desenvolvido na Moradia Estudantil em parceria com o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), Representantes Discentes do Conselho da Moradia, estudantes voluntários, Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e da assessoria da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) desde o início da Pandemia,  devido ao vertiginoso aumento de casos na Comunidade, neste início de 2022.

Em concordância com as normas da Universidade e as melhores práticas sanitárias, são obrigatórias as seguintes Medidas de Prevenção:

– Uso obrigatório de máscaras durante todo o período de permanência nas dependências da Moradia,

– Não participar de aglomerações, como reuniões, festas de confraternização em  casas, bares e restaurantes;

– Distanciamento físico de pelo menos 1 metro entre as pessoas;

– Uso de Máscaras por todos (em todos os espaços coletivos/públicos  na Moradia);

– Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%

– Manter ambientes ventilados / arejados

– Pessoas com sintomas de “resfriado” ou “gripe” devem ficar imediatamente em  isolamento respiratório, pois pode ser COVID-19.

  1. SITUAÇÃO NA MORADIA NO PERÍODO DE 22/06/2020 à 28/02/2022

No período de 22/06/2020 à 28/02/2021 foram investigados 227 casos sintomáticos, destes, 219 são moradores e 8 funcionários.

Em 219 casos foi realizada a coleta de swab nasofaríngeo para realização do RT-PCR. Desse total, 156 tiveram o resultado RT-PCR  não-detectável (negativo) e 63 RT-PCR Detectável (positivo) para COVID-19, conforme Figura a seguir.

 

 

Do dia 20/08/2020 à 28/02/2022 foram realizados 315 exames RT-PCR para COVID-19 em alunos que retornaram para a moradia. Desse total, 303 tiveram o resultado RT-PCR  não-detectável (negativo) e 12 RT-PCR Detectável (positivo) para COVID-19. Esse protocolo de retorno dos estudantes à Moradia prevê a informação prévia, o  agendamento da testagem, o acompanhamento e orientações pela enfermagem e equipe da  Vigilância Epidemiológica do CECOM, a qual também é responsável pelo retorno dos  resultados aos estudantes, por e-mail e/ou pelo celular.

EducaSaúde

A UNICAMP lançou um novo aplicativo, o “EducaSaúde”, para monitoramento de possíveis casos positivos de Covid-19. Esta ferramenta visa complementar as medidas de vigilância epidemiológica da COVID-19 nos campi da Unicamp, monitorando em tempo real a ocorrência de casos novos e de surtos entre os membros da comunidade universitária. Para isso, apresenta as seguintes funções:

– Identificar precocemente, através de inquérito sintomatológico diário, a ocorrência de casos suspeitos, para afastamento imediato, testagem e acompanhamento adequado;

– Orientar o usuário quanto à necessidade de buscar assistência médica e quanto à urgência, ou não, dessa necessidade;

– Possibilitar o rastreamento e a identificação precoce de outros casos positivos de COVID-19 que possam ter-se originado de contatos do usuário do aplicativo com outras pessoas, adotando-se estratégias adequadas para evitar sua disseminação nos campi e fora deles.

Importante: O aluno que iniciar com sintomas relacionados à COVID-19 deve iniciar imediatamente o isolamento domiciliar e procurar atendimento no CECOM ou em um serviço de saúde de sua escolha. E caso tenha tido contato com caso sabidamente positivo para COVID-19 deve preencher o aplicativo EducaSaúde para receber as orientações adequadas de acordo com a situação.

 

Para mais informações acessem o site do CECOM: www.cecom.unicamp.br

Baixe o Aplicativo ou acesse usando seu computador

https://educasaude.unicamp.br

ATENÇÃO: É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE O QUESTIONÁRIO DO APLICATIVO SEJA PREENCHIDO DIARIAMENTE !!!

Para todos os casos sob investigação e para os casos positivos foi disponibilizado o apoio  de voluntários da comissão SOS-COVID-19 na Moradia, com a busca e entrega das  marmitas do Restaurante Universitário para aqueles que são contemplados com esta bolsa do SAE, realização de compras e destinação adequada dos  resíduos, com a inestimável parceria do Serviço Social do SAE.

O CECOM continua atendendo todos os casos de sintomáticos respiratórios em seu Serviço  de Pronto-Atendimento que funciona de segunda à sexta-feira no horário das 7h às 17h30.  Fiquem atentos aos sintomas!

Centro de Saúde da Comunidade – CECOM 

Administração e Coordenação Executiva da Moradia Estudantil 

Caso queira acessar também os boletins anteriores, seguem os links abaixo: