Lançamento: Livro de Redações 2015

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG), a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e a Editora da Unicamp lançaram nessa segunda-feira, 9 de novembro, às 10 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, o livro com as melhores redações do vestibular 2015.

Com a presença do reitor, professor José Tadeu Jorge, do Coordenador Geral da Unicamp, professor Álvaro Crosta, do Pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna, do Coordenador da Comvest, professor Edmundo Capelas, do Diretor da Editora, professor Eduardo Guimarães, a coletânea foi lançada e ainda contou com a presença dos autores e dos seus familiares.

O professor Luis Alberto Magna disse que esta prova, a de redação, no vestibular tem sido um diferencial, pois nos tem levado a publicar por meio deste livro, que já está na sua 17ª edição, as melhores redações do nosso vestibular. “mesmo numa situação de estresse, onde os alunos estão submetidos, no caso a prova do vestibular, eles têm condição de demonstrar a sua capacidade de raciocínio, em transformar um texto altamente inteligível em conceitos e definições, e isso não é fácil”, afirmou.

“Como leitor, um leitor comum, eu digo que os autores aqui conseguiram atingir plenamente, com seu estilo e forma, passar o conteúdo proposto pela prova, de forma que deixo meus parabéns aos alunos e principalmente aos seus familiares que são importantes na comunicação feita entre nós”, concluiu.

Os autores das melhores redações do Vestibular Unicamp 2015, foram selecionados pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), tiveram seus textos publicados neste livro. Durante o lançamento do livro, os estudantes receberam um diploma de honra ao mérito. O objetivo é que a publicação sirva como referência a futuros candidatos, além de ressaltar a importância da redação no Vestibular Unicamp.

A coletânea de textos do Vestibular Unicamp 2015 traz 20 redações. Na prova, os estudantes foram solicitados a produzir dois textos, de gêneros diversos. Foram selecionados 10 textos de cada uma das propostas da prova de Redação. Os dois textos exigidos na prova de Redação do Vestibular 2015 foram uma síntese sobre o tema da humanização no atendimento à saúde, escrita em registro formal, e uma carta-convite de alunos de uma escola para uma reunião a ser endereçada à comunidade escolar, onde seriam discutidas ações contra a violência. A partir de 2015, a prova de Redação passou a ser aplicada na segunda fase do vestibular.

Entre os autores selecionados para o livro, há estudantes de várias cidades do Estado de São Paulo – como Itapetininga, Guarulhos, Botucatu, Santa Rita do Passa Quatro, Campinas e Limeira -, além de Salvador (BA).

Os livros, em formato de bolso, estarão à venda na Editora da Unicamp e poderão ser comprados pela página eletrônica www.editora.unicamp.br.

Texto e Fotos: Dário Mendes