Seminário do EA2 foi Encerrado com a Presença do Pró-Reitor e do Reitor

Por um currículo atento aos desafios do século XXI . Esse foi o tema da 5ª edição do seminário Inovações em Atividades Curriculares, que ocorreu entre os dias 9 e 10 de novembro no auditório da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. O seminário foi composto por mesas, grupos e debates. O reitor José Tadeu Jorge participou da mesa de encerramento “o ensino da graduação na Unicamp: condições institucionais e perspectivas”, junto com o pró-reitor de graduação, Luis Alberto Magna, e o coordenador do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2), Sérgio Antônio da Silva Leite.

Um dos objetivos do evento foi a busca da reflexão sobre os desafios da formação universitária no século XXI. José Tadeu ressaltou a tarefa fundamental da Universidade, que é a de formar profissionais qualificados e preparados para o exercício profissional em suas áreas. “Tenho insistido em destacar essa questão porque nem sempre formação e preparação andam juntas”, disse. De acordo com o reitor, para preparar o profissional para o exercício junto à sociedade, é fundamental a produção intensa de conhecimento novo e atualizado. O docente falou sobre a importância do estudante manter relações com a sociedade, para que possa se envolver com demandas reais. Desta forma, estará preparado e qualificado.

Durante sua fala, o reitor destacou a importância da avaliação institucional, que deve ser tornar o subsídio para o planejamento estratégico da Universidade. “A avaliação pode ser entendida como uma somatória de indicadores de qualidade dos docentes, de estrutura e de projeto pedagógico. Esse três grupos vão nos levar a uma avaliação correta”, afirmou.  Por fim, Tadeu Jorge falou sobre a possibilidade de criação de um espaço latino de educação superior, proposto inicialmente em 2008 na Conferência Regional de Educação Superior, na Colômbia.  Em 2012, a União de Universidades de América Latina e Caribe (UDAL) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (UGM), com as quais a Unicamp mantém forte relação, produziram iniciativas semelhantes relacionadas ao tema, que culminaram na produção de um texto único das instituições. De acordo com o reitor, as primeiras formalizações de criação desse espaço comum devem ocorrer no início de 2016.

O pró-reitor de graduação, Luis Magna, destacou o real papel do espaço de apoio ao ensino e ressaltou a importância do seminário. O docente lembrou a magnitude da mobilidade estudantil e a necessidade da Universidade manter diálogo com instituições internacionais para compatibilizar conteúdos curriculares e políticas pedagógicas, permitindo novos acordos de duplo-diploma. Sérgio Leite destacou ações do EA2, como o programa de Acolhimento de Novos Docentes, quando os novos profissionais têm a oportunidade de obter informações pertinentes à Universidade, e a Roda de Conversa, que tem como objetivo criar espaço para coordenadores discutirem suas práticas como gestores. Sérgio também ressaltou os eixos de ação do EA2, que se dividem em projeto político pedagógico, gestão do projeto pedagógico e qualificação dos profissionais.

O evento foi organizado pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2), órgão subordinado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, que oferece serviços de apoio didático e pedagógico a docentes e assistentes de ensino. A coordenação do evento também ficou a cargo dos professores Sérgio Antônio da Silva Leite, Beatriz Jansen Pereira, Mara Regina Lemes de Sordi, Maria Teresa Moreira Rodrigues, Cassio Ricardo Fares Riedo, Fernanda Klein Marcondes, Joyce Wassem, Rickson Coelho Mesquita, Soely Aparecida Jorge Polydoro e Taísa Belli.

Inovações Curriculares – O Seminário “Inovações” elege, como pauta dos trabalhos para a edição 2015, a priorização de um amplo debate sobre os desafios da formulação de uma proposta curricular cujos eixos estejam sintonizados com os desafios do século XXI.

Esta opção dá prosseguimento a um conjunto de ações desencadeadas pela Pró-reitoria de Graduação (PRG), por meio do EA2, e pretende fomentar um processo reflexivo no âmbito dos cursos de graduação, atualizando o debate sobre indicadores de qualidade do ensino, tomados como balizamentos para que os Projetos Pedagógicos possam ser revisitados e avaliados.

O V Seminário Inovações Curriculares leva até a comunidade da Unicamp um encontro reflexivo e propositivo sobre as concepções de qualidade do ensino de graduação que devem conduzir as políticas institucionais e os projetos pedagógicos dos cursos e que estarão, por conseguinte, norteando as inovações curriculares e pedagógicas, refletindo no perfil dos egressos da Universidade. Busca-se, ainda, propiciar amplo espaço de socialização de experiências já em curso na universidade, que apontem na direção de uma proposta formativa alinhada com os desafios do século XXI, com preservação das marcas da qualidade social esperadas em uma universidade pública.

Texto: Eliana Fonseca (Ascom)
Fotos: Dário Mendes