Unicamp Apresenta Repositório e Portal de Periódicos

Na manhã desta quarta-feira (2), foram apresentados à comunidade dois importantes projetos ligados ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU). O repositório da produção científica e intelectual da Universidade e o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC). O encontro foi no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BCCL) e estava presente o coordenador geral da Universidade, professor Alvaro Crósta, que presidiu a solenidade. Participaram ainda do lançamento o professor Max Henrique Machado Costa, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), e o professor João Paulo Borin, assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Representando a Pró-reitoria de Graduação, o professor Borin em sua fala parabenizou os envolvidos pela a iniciativa dos projetos e destacou a importância de ambos. “A PRG fica muito feliz de poder participar desse momento, principalmente por essa relação que existe na produção do conhecimento e o quanto os alunos de graduação são usuários dessa estrutura, parabenizo aqui a Regiane, a reitoria que viabilizou os projetos e a todos envolvidos”, finalizou.

O repositório – é um projeto que iniciou em 2013 com a sua sistematização. O seu intuito é coletar, tratar e disseminar a produção científica desenvolvida na Unicamp. Então todo conhecimento produzido por docentes, alunos e servidores técnico-administrativos, por força de uma resolução publicada em julho desse ano, deve obrigatoriamente ser depositado no repositório. Até então a Universidade não tinha um mecanismo de organização e de disseminação de toda sua produção.

Segundo Regiane Alcântara Eliel, coordenadora do SBU, o repositório representa o engajamento no movimento de acesso aberto, iniciativa na qual as principais universidades do mundo já estão participando. Esse é um projeto que permite à sociedade ter acesso ao que é produzido pela Universidade em termos de conhecimento. “Além de darmos esse retorno à sociedade, essa também é uma forma da Unicamp dar maior notoriedade ao que é produzido aqui”, salientou ela.

O acesso a esse repositório de pesquisas, conforme Regiane é feito através do seu site. O interessado tem a opção de fazer busca por autor, por faculdade, por departamento, por tema. “Hoje temos 114 mil documentos indexados nesse repositório. E este número vai crescer muito porque hoje é somente o seu lançamento”, dimensionou.

O PPEC – uma plataforma que reúne todas as revistas editadas pela Unicamp (ao todo são 45 e nesse Portal estão indexadas somente 24). Anteriormente, essas publicações estavam espalhadas e cada uma tinha o seu próprio site, o que tornava o seu acesso mais dificultoso. Não havia um local específico para que o usuário tivesse acesso à totalidade das revistas da instituição. Com o portal de periódicos eletrônicos, foi gestada uma plataforma única, que segue a alguns critérios de credenciamento e, quando um periódico não atende a esses pré-requisitos, ele pode ficar incubado no repositório. “Assim, nós o ajudamos a aumentar a sua qualidade para que venha depois a fazer parte da plataforma. Esse projeto não garante apenas a visibilidade, mas também a forma de se trabalhar a qualificação das revistas para que elas cresçam, alcancem índices e sejam indexadas em bases de impacto.”

A expectativa de Regiane é que essas duas ferramentas ajudem a dar visibilidade à produção científica e intelectual da Unicamp bem como às suas revistas. “Esperamos, com isso, que a Universidade ganhe mais ainda em termos de projeção nacional e internacional, porque esses repositórios são indexados em algumas bases que são internacionais”, informou a coordenadora do SBU.

Regiane comentou que esse é um movimento no qual as universidades estão se engajando fora do país e que no Brasil já conta com a adesão da Unicamp, USP e Unesp, que começaram esse processo simultaneamente. “Temos também hoje o Repositório Cruesp, que é alimentado pelos três repositórios dessas universidades. Trabalhamos numa base metodológica una”, revelou. “Então conseguimos fazer a coleta dos dados e formar o Repositório Cruesp. Adotamos sempre protocolos e padrões internacionais no âmbito do software, do tratamento dos dados, da coleta dos dados, etc.

Mais sobre os projetos acesse:

Texto: Dário Mendes/Isabel Gardenal
Fotos: Dário Mendes