Alunos Estrangeiros são Recepcionados na Casa do Lago

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Vice Reitoria Executiva de Relações Institucionais (Vreri) organizaram na tarde de sexta-feira (22), na Casa do Lago, um evento para recepção de alunos estrangeiros que iniciam o programa de intercâmbio já neste semestre. Ao todo, participam cerca de 200 estudantes estrangeiros, a maioria vinda de países da América Latina, mas também de países como: Japão, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, China, Bélgica, Rússia, Coréia do Sul, Reino Unido.
Na ocasião, representantes das pró-reitoria de Graduação, Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), Diretoria Acadêmica (DAC), Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), Centro de Ensino de Línguas (CEL), Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (SAPPE), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e Grupo de universitários que auxiliam estrangeiros (Uninter) apresentaram aos visitantes os diversos serviços que estarão à disposição deles durante a permanência no Brasil.
Ainda na abertura do evento, a Assessora da Pró-Reitoria de Graduação, também representando o escritório de mobilidade e intercâmbio na Universidade, professora Laura Sterian Ward, fez uma breve saudação aos alunos estrangeiros e um relato da história e dos indicadores da Unicamp.

“É um grande prazer receber a todos. Hoje, vocês se incorporam a nossa comunidade que em números chega a 18.698 alunos regularmente matriculados nos 66 cursos de graduação e 15.918 alunos matriculados nos 153 cursos de pós-graduação. Isso sem contar os cursos de esxtensão e os cursos de curta duração que oferecemos!”, disse a Assessora.
De acordo com a professora Laura, Desde sua fundação, em 1966, a Unicamp já atraía para os seus quadros mais de 200 professores estrangeiros, provenientes das melhores universidades estrangeiras, de países de todo o mundo, “Continuamos também recebendo alunos de todas as partes do mundo, atraidos pela fórmula de sucesso que aqui instituimos, porque a Unicamp, desde o seu ínicio, procura conjugar o ensino à pesquisa, mantendo um vínculo profundo com a sociedade, estimulando (em nossos alunos) o empreendedorismo, a inovação e a constante busca pelo aperfeiçoamento, sem descuidar do humanismo e da cultura”, afirmou.
Na sequencia foi servido um coffee break aos estudantes e todos puderam participar de apresentações culturais como capoeira e samba. A permanência dos estrangeiros é de um semestre, portanto eles permancem na Unicamp até julho de 2016.

Texto e fotos: Dário Mendes