DEdIC e Faculdade de Educação tem Parceria em Especialização

Foi realizada nesta quinta-feira (25), no período da tarde, no salão nobre da Faculdade de Educação (FE) a aula inaugural do curso de especialização, modalidade extensão, com o tema “Educação de Crianças e Pedagogia da Infância” inicialmente para 40 professoras do sistema de educação da universidade. É uma parceria entre a FE e a Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic) Unicamp, que possibilita a realização desse curso.

Estavam presentes na cerimônia o reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, o Coordenador Geral da Universidade, professor Álvaro Crosta e os pró-reitores de Graduação, Luis Alberto Magna; de Extensão, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; de Pesquisa, professora Gláucia Pastore; a vice-presidente da CPFP Eliana Ayoub; o diretor da FE, Luiz Carlos de Freitas, e Maria Aparecida Quina de Souza, coordenadora da DGRH. A professora Ana Lúcia Goulart de Faria, da FE, enviou um vídeo de boas-vindas.

Em seu discurso o pró-reitor de Graduação, Luis Alberto Magna disse que se sentiu emocionado ao ouvir menção aos órgãos que fazem parte da Pró-Reitoria de Graduação, que acabaram se envolvendo com este projeto e que já tem uma tradição anterior em participação de projetos semelhantes. “Quando me refiro não morrer pagão, significa que sendo pró-reitor de Graduação eu tenho muita segurança, confiança nos passos e nas brigas que compramos, aliás, não compramos, nos impuseram certas brigas com órgãos externos a Universidade, como o Conselho Estadual de Educação e que através de regulamentação no fizeram articular com outras universidades estaduais para fazermos valer a excelência do projeto acadêmico de formação de professores desenvolvidos especialmente na Unicamp e isso porque eu não sou pagão, eu tenho a CPFP que me sustenta e que me dá todo amparo”, afirmou.

Magna disse ainda que estamos vivendo um momento histórico, e que tudo não caminharia se não houvesse uma coesão de propósitos em relação à educação da atual gestão, residindo então o mérito do reitor José Tadeu Jorge, que tem a capacidade de integrar nas especificidades das prós-reitorias as ações necessárias para que juntamente com a FE e a Dedic podermos participar dessa conquista.
Participam do curso professoras do Centro de Convivência Infantil (CECI), da Creche da Área da Saúde (CAS) e do Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad). Sob a coordenação da professora Adriana Momma, da FE, o curso terá 405 horas, subdivididas em cinco eixos: fundamentos da educação com crianças, gestão e pesquisa, cotidiano e ação pedagógica, educação e diferença, seminário de pesquisa. A elaboração da proposta do curso foi resultado das discussões de um grupo de trabalho, com a paticipação de docentes de várias unidades da Unicamp. As discussões se deram na Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP), ligada à Pró-reitoria de Graduação (PRG). Serão 23 docentes, 20 deles da própria Unicamp, dois da Prefeitura Municipal de Campinas e um da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Texto e fotos: Dário Mendes