Professor Magna recebe aluno, de 16 anos, aprovado em medicina na Unicamp

No início da tarde de hoje (7), na sala de reuniões da Pró-reitoria de Pós-Graduação, o pró-reitor de Graduação, professor Luis Alberto Magna, recebeu para uma conversa informal, o aluno Vitor Santana Costa, de 16 anos, aprovado no curso de medicina da Unicamp.

De acordo com o pró-reitor, receber o Vitor Santana nesse momento, justamente quando a Unicamp comemora o sucesso dos programas de inclusão, acaba se constituindo simbolicamente os seus colegas, que vem de classes menos favorecidas e que ingressam na Universidade, “Esses alunos demostram que têm capacidade, de poder atingir um curso tão importante como é o de medicina e os demais cursos da nossa Universidade”, disse.

Vitor ingressou na Unicamp fazendo uso do Programa de Ações Afirmativas e Inclusão Social (PAAIS) o qual aplica uma bonificação em pontos no vestibular de candidatos egressos do ensino médio público. Autodidata nas horas vagas, ele foi o único da sua turma a conquistar uma vaga na universidade e acredita que o segredo do sucesso no vestibular está na dedicação.

Natural de Ribeira do Pombal, interior da Bahia, está em Campinas há três anos e é recém-formado da escola pública no bairro Costa e Silva, Escola Estadual Adalberto Prado e Silva, como por coincidência seus professores na escola são também funcionários da Unicamp, Edison Cardoso Lins e Letícia Batagello Vieira, professores de português e matemática respectivamente.

Ainda com um gesto de solidariedade o Dr. Roberto Douglas Barouche, dentista “adotou” Vitor Santana dando assistência material no que for preciso ao longo dos estudos dele na Unicamp.

Texto e foto: Dário Mendes