Novo Portal do Serviço de Apoio ao Estudante é Implantado

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp lança oficialmente na sexta-feira (8) o novo portal, com ampla vantagem em relação ao antigo. De fácil navegação, os botões do menu levam o usuário a encontrar as áreas com rapidez. Destacam-se dois acessos rápidos por meio de botões diretos, de extremo interesse dos alunos: O SIG-SAE (sistema integrado de gestão) e o Estágios.
O design é responsivo e clean, os sites são especializados por áreas, a interface é moderna, os banners dos programas se abrem como site, além da programação dos diversos eventos SAE estarem reunidos em um só calendário, facilitando a consulta sobre o evento. Uma das novidades é a versão bilíngue português/inglês, tendo em vista os inúmeros acessos de estrangeiros interessados no ingresso à Unicamp. O novo portal foi totalmente desenvolvido pela própria equipe do SAE. O coordenador do SAE, José Ricardo Figueiredo incentivou a execução e implantação da mudança. “Este é um canal de comunicação importante para os alunos da Unicamp e parceiros institucionais e externos do SAE. Todos os acessos dos serviços que o SAE oferece estão no novo portal, em colunas específicas das diversas áreas que compõem o SAE: Serviço Social, Estágios e Empregos, Orientação Educacional, Orientação Jurídica, Avisos da Administração, Comunicação, Assessoria Cultural, além de banners dos programas”, explica o docente.
O website poderá ser acessado no endereço: www.portal.sae.unicamp.br
Reformulação é inteiramente executada pela Equipe Especializada SAE
O analista de sistemas Renato Tartarotti explica que foi utilizado o sistema de gerenciamento de conteúdo Joomla, bastante moderno e popular. A reformulação do portal surgiu de uma necessidade diagnosticada pela equipe multidisciplinar, para atender questões de segurança e facilitar os acessos aos diversos assuntos de interesse dos estudantes e comunidade. As demandas da assistência estudantil e áreas de atendimento do SAE cresceram muito na última década e as ferramentas tecnológicas sempre auxiliam e acompanham a implantação de novos canais mais abrangentes. Com essa premissa, a Área de Informática SAE planejou, pesquisou e executou a reformulação, sob o comando gerencial do analista de sistemas Renato Tartarotti. “O objetivo foi reformular o portal para facilitar a navegação, com versão português/inglês, seguindo o padrão de internacionalização que o portal da Unicamp adota”, explica o responsável pelo novo portal. “Também promovemos uma revisão no conteúdo de todos os programas dos departamentos. Ainda vamos colocar mais três sites no portal: bolsa pesquisa empresa, Unicampinas e a revista 40 anos SAE”, destaca Renato Tartarotti.
Equipe de desenvolvimento do Novo Portal:
Coordenação para execução do novo portal: Renato Tartarotti
Execução de estrutura técnica e tradução de inglês: Cássia Juliane Leme de Oliveira, estagiária do Cotuca (Colégio Técnico da Unicamp)
Revisão dos programas culturais: Everaldo Silva e Laura Videira (estagiária)
Revisão de textos online: Magdaelei Amorim e Eduardo Santos Oliveira (Bolsista Papi)
Participação de funcionários das demais áreas como consultores de conteúdo
O funcionário do DLIE Thiago Nobre colaborou na área de ajustes técnicos
O SAE é o órgão da Universidade responsável pela coordenação da assistência estudantil, bem como pela orientação daqueles executados nas próprias unidades e órgãos da Unicamp. Entre os principais serviços estão: gerenciamento de bolsas-auxílio, orientação educacional, orientação jurídica, estágios e empregos, parceria com empresas que acolhem estagiários da Unicamp, gestão financeira e administrativa, para o atendimento de todas as demandas estudantis. Gerencia ainda outros programas de inclusão social, de caráter acadêmico e cultural. O SAE comemora 40 anos de existência este ano.
Fotografia: Aline Rodrigues (Bolsista BAS, da Comunicação )

Acesse: http://www.portal.sae.unicamp.br/index.php/pt/2681-novo-portal-do-servico-de-apoio-ao-estudante-e-implantado