Cursos de Engenharia Debatem Aprimoramento no Ensino da Graduação, Corroborado por Chamada CAPES-Fulbright

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) promoveu o I Encontro de Ensino de Engenharias, com diretores e coordenadores de todos os cursos da Unicamp, para discutir propostas de projetos a serem submetidos ao recente edital lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Comissão Fulbright, dentro do Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA) . Esse edital está alinhado com as iniciativas, já em discussão na Unicamp, visando o aprimoramento das atividades acadêmicas nesses e demais cursos de Graduação, respeitando-se suas especificidades e marcos legais.

O edital Capes irá selecionar até oito projetos institucionais que promovam modelos inspiradores de currículos, metodologias de ensino-aprendizagem e gestão acadêmica na graduação, financiando bolsistas de doutorado e pós-doutorado, custeio e visitas técnicas nos Estados Unidos.  Para ser elegível, a proposta precisa apresentar, dentre outros elementos, um diagnóstico do curso de graduação, seus objetivos, o projeto de currículo, com estratégias educacionais e de avaliação dos estudantes, até dez indicadores de avaliação dos resultados, além da formalização de apoio da instituição de ensino superior.

De olho na qualidade da formação e da experiência estudantil, no tempo de conclusão e na evasão

Um dos aspectos relevantes, ao discutir o aprimoramento dos cursos, é a contribuição dos currículos e estratégias educacionais para a experiência de formação, evasão e tempo de conclusão dos cursos nos quais os estudantes ingressaram. De acordo com a Pró-Reitora de Graduação, Eliana Amaral, discussões nacionais e internacionais sobre essas temáticas têm sido constantes. As instituições de ensino superior têm debatido as razões e possíveis estratégias diante do quadro atual. “Questões que se referem ao currículo (incluindo elevada densidade de créditos, por vezes pouco alinhados com a prática profissional e com desenvolvimento de competências gerais, e estratégias educacionais que não promovem a colaboração e criação de vínculos com o corpo discente e docente) contribuem com a dificuldade de progressão e conclusão dos cursos. Elementos  curriculares se somam a muitos outros aspectos relevantes de ordem pessoal e sociocultural, influenciando a trajetória acadêmica dos estudantes”. Esses temas tem sido muito debatidos na Unicamp, através da Comissão Central de Graduação (CCG) e estiveram presentes no Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sudeste, ocorrido em Diamantina dias 22 e 23 de junho passados, que teve como tema principal a avaliação do ensino superior.  “O projeto da Capes veio em boa hora e pode contribuir com o avanço das propostas com as quais as coordenações de cursos e diretorias das unidades já vinham trabalhando, dentro de uma perspectiva de analisar seus indicadores e refletir sobre seu significado e ações para qualificar o Ensino de Graduação”, resume Eliana.

Confira fotos desse encontro: