Processo Seletivo para Bolsas-Auxílio SAE Antecipa Início das Inscrições

Diferente dos anos anteriores, onde as inscrições para a participação de veteranos no processo seletivo de bolsas-auxílio tinham início no mês de agosto, os interessados em solicitar auxílio, para o ano de 2019, em algum dos benefícios oferecidos pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) deverão antecipar seus pedidos.

Assim, a partir do próximo dia 20 de julho, o SAE irá liberar o Sistema SIG para solicitação dos seguintes benefícios: Bolsa Auxílio-Social (BAS)Bolsa Alimentação e Transporte (BAT),  Bolsa-Auxílio Estudo e Formação (BAEF)Programa de Moradia Estudantil (PME) e Auxílio Moradia. O principal critério para inscrição nessas modalidades é estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da Unicamp. Os alunos dos cursos de pós-graduação com matrícula regularizada, junto à Universidade, poderão se inscrever para a Bolsa Alimentação e Transporte (BAT) e também para o Programa de Moradia Estudantil (PME) ou Auxílio Moradia.

A antecipação do início das inscrições tem como objetivo permitir que os estudantes, durante o período das férias de julho, tenham mais tempo para efetivação do pedido e para providenciar a documentação exigida junto à sua família de origem.

É importante reforçar que o processo seletivo de Bolsas-Auxílio para veteranos ocorre sempre no segundo semestre. O calendário para calouros é divulgado no primeiro semestre do ano de ingresso. O SAE não realiza processos seletivos fora dos prazos predefinidos.

Inscrições

O período de inscrições será de 20/7 a 9/8/2018, exclusivamente, através do Sistema SIG, no Portal do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Consulte aqui o calendário.

Saiba mais

O Programa de Bolsas-Auxílio atende a Deliberação CEPE-A-003/2012, de 03/04/2012 e tem como objetivo possibilitar aos estudantes apoio à sua permanência na Universidade. Esse processo se inicia com a avaliação da situação socioeconômica familiar, realizada pelo Serviço Social SAE a partir das informações e a documentação comprobatória inserida no SIG.

Importante ressaltar que somente participarão da segunda etapa do processo seletivo aqueles estudantes que enviarem todos os documentos solicitados no período de inscrição. Não será possível solicitar recurso sem o envio da documentação exigida.

Além dos critérios socioeconômicos, a norma da Unicamp estabelece outras condições para a contemplação de um benefício, que devem ser observadas pelo estudante. No caso de estudantes de graduação, os benefícios somente podem ser concedidos para a primeira formação superior em instituição pública. Além disso, a partir do quarto semestre, também é necessário atender critérios de progressão acadêmica. Para mais informações, consulte o artigo 3º da Deliberação CEPE-A-003/2012.