Unicamp sedia a 23ª Edição do ENAPET

Aconteceu, de 15 a 20/7, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, a 23ª edição do Encontro Nacional dos Grupos dos Programa de Educação Tutorial (ENAPET). O evento, promovido anualmente em diferentes regiões do país, foi sediado na Unicamp através da parceria entre a Universidade sede e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Essa edição teve 1.386 inscritos de 21 estados do Brasil e do Distrito Federal entre PETianos discentes, docentes e egressos.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), criado com o intuito de apoiar as atividades acadêmicas através da junção dos pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão. São promovidas pelo Programa diversas atividades extracurriculares entre cursos, minicursos, palestras e seminários, com o propósito de ampliar a formação acadêmica e estimular a interatividade com troca de conhecimentos e saberes.

Na Unicamp, o Grupo PET por intermédio dos alunos do curso de Engenharia Química, sob coordenação do professor Flávio Vasconcelos da Silva, foram responsáveis pela organização do evento, com todos os seus desafios.

Segundo Flávio, os Grupos PET foram implantados recentemente na Universidade, especificamente, nos institutos da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e também da Faculdade de Educação Física (FEF). “Aceitamos o desafio de coordenar a realização do ENAPET 2018, em sua primeira edição na Unicamp, e esperamos com isso ampliar a visibilidade de nosso jovem grupo no cenário nacional. Também evidenciamos, dessa forma, a capacidade de organização dos nossos alunos e buscamos expandir o número de Grupos PET para outras unidades”, destaca o professor.

Para a aluna Fernanda Cicutti, mestre de cerimônia e membro da coordenação do evento, um dos principais desafios da realização desse encontro foi a formação de uma comissão unida e diversificada, com preparo para realizar as divisões necessárias e apropriadas para cada atividade. Tivemos um público variado, cada um com sua crença, convicções, escolhas pessoais e realidade diferentes. Foi preciso lidar com imprevistos e fazer o melhor possível com poucos recursos. Nosso evento foi, majoritariamente, pago com dinheiro das inscrições, então tudo foi minuciosamente calculado” explica Fernanda.

Em suas váras edições, o ENAPET abrange diversos conteúdos voltados para discussões sobre o PET, o contexto do momento e quais ações devem ser tomadas para sua melhoria e fortalecimento. A programação foi composta por atividades em grupos de trabalho e também uma assembleia geral sobre as considerações finais do evento e todas as discussões levantadas no decorrer da semana.

Destaque no cronograma, o momento “Mobiliza PET discutiu direitos e deveres dos PETianos e definiu ações que estimulem o espírito crítico e a formação cidadã. Durante o evento, foi possível conferir também a exposição de trabalhos desenvolvidos nas diversas atividades de planejamento. A mostra difunde a troca de experiências e viabiliza discussões acerca das possibilidades de atuação do Programa junto ao ensino, pesquisa, extensão e formação cidadã, além disso, apresenta os conteúdos trabalhados nas instituições de ensino ao longo de todo o ano.

Saiba mais sobre o XXIII ENAPET

Conheça o Grupo PET da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp

Confira alguns registros do evento:

Fernanda Cicutti, mestre de cerimônia e membro da coordenação do evento
Profº Flávio Vasconcelos da Silva, da Faculdade de Engenharia Química