Seminários qualificam Permanência Indígena na Unicamp

Lançamento do ciclo de seminários será no dia 3/9, no Centro de Convenções da Unicamp

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) promove, no próximo dia 3/9, às 9h, no Centro de Convenções da Unicamp, o lançamento do ciclo de atividades idealizadas pelo GT Indígena com a finalidade de qualificar a permanência indígena na Universidade. Confira a programação completa e detalhada sobre os Seminários de Inclusão Indígena.

Ciclo de Saberes Ancestrais

Os Seminários trarão para o centro do debate, indígenas de diferentes formações acadêmicas com o objetivo de dialogar conosco, relatando experiências, avanços e retrocessos que compõem esta nova realidade que a presença indígena nas universidades vem suscitando em todas as regiões brasileiras.

 

Cronograma:

Dia 3 de Setembro das 9h às 12h – Centro de Convenções – Unicamp

A presença indígena na Universidade em percursos de Graduação e Docência: o que temos para aprender e o que temos para ensinar?

Qual a implicação da formação superior na vida e no fortalecimento das culturas indígenas? Pode-se estudar e manter-se indígena? Há espaço para os saberes indígenas nas universidades brasileiras?

Convidados(as): Luciano Ariabo Kezo (Escritor e Estudante do curso de Letras – UFSCAR – São Carlos); David Matim Guarani (Conselho Estadual dos Povos Indígenas); Mediação: Dr. Daniel Munduruku (Professor Especialista Visitante da Unicamp – edital 2017)

 

Dia 2 de outubro das 14h às 17h – Centro de Convenções – Unicamp

A Universidade comporta a etno-diversidade?

É possível pensar que esta mesma universidade se abra para acolher outras formas de pensar que não passem necessariamente pelos modelos de pensamento já estabelecidos? Como profissionais indígenas que atuam nas universidades têm percebido suas presenças nestes contextos tão negadores dos saberes originários?

Convidados(as): Dra. Maria das Graças Ferreira (Graça Graúna) – Poeta, Doutora em Literatura e professora na Universidade do Estado de Pernambuco; Dr. Gersen Luciano Baniwa – Doutor em Antropologia e professor na Universidade Estadual do Amazonas; Ms. Fabiane Medina – Doutoranda em Ciência Política – Universidade Estadual de Campinas; Mediação: Dr. Daniel Munduruku (Professor Especialista Visitante da Unicamp – edital 2017)

 

12 de novembro das 9h às 12h – Auditório da FCM – Unicamp

Entrei… e agora?  – Projetos acadêmicos e permanência indígena

Um dos grandes desafios para os estudantes indígenas que ingressam na universidade é a permanência. Entrar tem sido a parte mais fácil do processo. Mas como manter-se sem abandonar o curso? Esta questão é, certamente, central na discussão sobre o compromisso da universidade em oferecer condições para que os estudantes que ingressam tenham plenas condições de concluir os cursos que escolheram.

Convidados(as): Dr. Pedro Augusto Lolli – Professor da Universidade Estadual de São Carlos; Dra. Thais Palomino – Coordenadora da CoRe, Saade – Universidade Estadual de São Carlos; Apisaré Xavante – Graduando em Ciências Sociais – Universidade Estadual de São Carlos; Dra. Naine Terena – Doutora em Educação pela PUC/SP; Mediação: Dr. Daniel Munduruku (Professor Especialista Visitante da Unicamp – edital 2017)

 

13 de dezembro das 9h às 12h – Centro de Convenções – Unicamp

As lutas pelos direitos indígenas: como criar alianças entre Universidade e movimento indígena?

A mesa apresentará à comunidade acadêmica o histórico e contexto contemporâneo das lutas pelos direitos indígenas. Propomos pensar em possibilidades de a universidade criar e expandir alianças que fortaleçam as lutas pelos direitos ao território, à saúde, à educação entre outros.

Convidados(as): Marcos Terena (Terena, liderança indígena e escritor, presidente do Comitê Intertribal); Dr. Luis Henrique Eloy Amado (Terena – advogado, pesquisador e militante das questões indígenas, doutor em Antropologia Social no Museu Nacional – UFRJ); Ms. Marina Marcos Terena (Terena – Graduada em Geografia e professora em Campo Grande); Mediação: Dr. Daniel Munduruku (Instituto UKA e Professor Especialista Visitante da Unicamp – edital 2017)