Confira a Agenda de Apresentações do Programa Aluno-Artista em Limeira e Piracicaba

Nos dias 27 e 29 de novembro projetos da 8ª Edição do Programa Aluno-Artista se apresentarão nos campi das cidades de Limeira e Piracicaba. É um momento importante para nossos alunos mostrarem sua arte para outras cidades divulgando de forma mais ampla os projetos em que estão atuando.  Para a comunidade da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Faculdade de Tecnologia de Limeira  e Faculdade de Ciências Aplicadas, também em Limeira, é uma oportunidade de conhecer os trabalhos de arte apoiados pelo SAE e pela PRG através do Programa Aluno-Artista. Acreditamos que esta mostra de trabalhos contribua para incentivar os alunos destes campi a apresentarem propostas e que a desenvolver projetos de arte e cultura.

Na FOP as apresentações de Dança e Música dos projetos Resistências e Sala Muda e Elas Elis acontecerão no vão interno do prédio principal e  no auditório da faculdade. Na FT o show com o projeto Tumbuluku acontecerá na entrada do prédio do auditório, ao ar livre, com o público ocupando as escadarias de acesso.

Na FCA, das 12 as 14 horas, estão previstas apresentações de Dança e Performance na marquise central e na esplanada entre os edifícios. a partir das 17 horas acontece a exibição dos curta-metragens Fios da Resistência, No fim-da-estrada e Marias dos Retalhos, seguida de debate com os diretores,  será no Cine Vagalume, sala de cinema da faculdade, um espaço projetado e dedicado para a apreciação da sétima arte.

Eventos no Facebook

Confira a programação : 

FOP (Piracicaba)

27/11 das 11h30 – 14h00:

Sala Muda | O grupo desenvolve performances e laboratórios artísticos que possibilitam a construção, aperfeiçoamento e demonstração da musicalidade conquistada pelo conjunto, a partir de princípios com bases na hip hop dance, dança contemporânea e linguagens musicais africanas, jazz, entre outros.  Alunos-Artistas: Vine Hernani, Lucas Slanzon, Henrique Simas, Pedro Franco e Sarah Raquel.

Resistências | Resistências é um projeto de dança que trata da força que surge da necessidade de existir, que se revela no encontro com a cidade, constantemente tensionando a lógica do contexto urbano. Alunos-Artistas: Ana Mindlin, Victor Isidro, Taiana Ferraz, e Maria Reisewitz.

Elas Elis | Com um repertório que caminha entre grandes sucessos e músicas menos conhecidas, a banda traz ao palco transcrições de arranjos já consagrados e também arranjos inéditos que surgem da influência de grandes intérpretes da música brasileira e do trabalho de cada integrante do grupo. Alunos-Artistas: Mynara Melo, Bruna Duarte, Marilia de Castro e Maria Cecília Collaço.

Finalização com todos os grupos

 

FT (Limeira) 

27/11 das 17h45 -19h00

Meu Corpo no Mundo | “Meu corpo no mundo” busca desenvolver uma série de intervenções performáticas pensadas para os espaços públicos do campus através de uma pesquisa sobre a ocupação de um corpo feminino negro no espaço e suas leituras performativas na esfera pública. Alunas-Artistas : Mayra Hazeu e Helena Franco.

Tumbuluku | A proposta do grupo é através da música autoral buscar uma nova estética de música instrumental fortemente aliada aos elementos musicais de África, de Moçambique em particular a polirritmia, o conceito de looping e a sobreposição de camadas. Um leque de composições autorais que permeiam o universo da World Music atrelado à música afro brasileira, bem como elementos estilísticos do Jazz e da música moderna. Alunos-Artistas:Otis Selimane Remane, Guilherme Marcheto, Caio Celli Caria, Nicolas Felipe Silva. Giovanni Della Guardia, Vitor Coelho, Rafael Mendes, Wendel Silva, Adriel Job e Henrique Cesar Aoki Heredia.

FCA (Limeira) 

29/11

das 12 às 14 horas

Morganas | Morganas busca traçar caminhos de ocupação de espaços públicos através da linguagem da performance. Parte-se de um questionamento sobre a identidade feminina, explorando a corporalidade do vestir, ressignificando seus corpos por texturas, estados e qualidades.  Alunas-Artistas: Iara Medeiros, Hellen Marques, Sofia Calil Cruz e Rubia Amaral.

Dois na Praça | O projeto “Dois na Praça – Música Instrumental para todos” resulta de pesquisa da Música Instrumental Brasileira Contemporânea, a partir de uma estética composicional popular moderna e genuinamente brasileira, atrelada ao universo da improvisação.  Alunos-Artistas: Pedro Matsuda e Léo Cappi.

das 17 às 19 horas

Mostra com debate dos filmes:

Fim da estrada | Sob o título “No fim-da-estrada” é um curta-metragem de aproximadamente 15 minutos, que trata sobre a solidão do homem da roça, introspecto nos anseios de preencher seus vazios existenciais a partir de narrativas fantásticas perpassadas oralmente na forma de lendas. A partir da realização deste curta, será organizada uma exposição artística com registros do processo criativo e deprodução do filme. Alunos Artistas: Matheus Augusto Zago Ribeiro, Victor Pereira da Silva Lopes, Alessandra Bortoletto Consorti, Lígia Zeid e Felipe Castro.

Marias do Retalho | Documentário de curta duração na oficina Maria Retalho, localizada em uma ONG de medidas socioeducativas em Campinas. Essa oficina é composta por mães de jovens infratores que passaram pela medida socioeducativa ou pelos cursos profissionalizantes. Da parte social, a ideia é mostrar por meio do audiovisual o cotidiano delas nas oficinas e suas trajetórias como mães na periferia. Alunos-Artistas: Ana Carolina Kazue Inada, Bruno Costa dos Santos  e Beatriz Marques da Silva.

Fios da resistência | Documentário que trata da importância do cabelo na formação identitária e política da mulher negra e como as redes sociais (Facebook, Instagran, YouTube) são uma ferramenta de apoio e incentivo no processo de transição capilar. O filme reúne uma série de relatos pessoais de mulheres negras que ressignificam sua identidade a partir dos cabelos. Assim, para todas as participantes  as redes sociais tiveram uma grande influência nesse processo. Alunos-Artistas: Thayná Desyrée Silva, Larah Camargo Barbosa, Nathália Luanna Martins e Rafael Silva Barreto.

Publicado originalmente em: https://www.alunoartista.sae.unicamp.br/index.php/318-apresentacoes-aluno-artista-em-limeira-e-piracicaba