“Encontro Assessoragrad” Reúne Colaboradores das Secretarias de Graduação para discutir Otimização dos Serviços

Com o objetivo de contribuir com o bom desenvolvimento das atividades da Graduação nas unidades de ensino e pesquisa, ocorreu, na manhã da sexta-feira, 26/10, o “Encontro AssessoraGrad” para coordenadores, coordenadores associados e colaboradores de todos os cursos de graduação da Unicamp. Nele, foram detalhados projetos estratégicos e medidas que vêm sendo realizadas pela atual gestão da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) buscando melhorar os procedimentos e ações referentes aos cursos correspondentes.

A professora da Faculdade de Educação Física (FEF) e assessora da PRG, Mara Patrícia Mikahil, reforçou que “ao assumir a gestão, em 2017, a PRG realizou reuniões de planejamento com todos os seus órgãos para definir as ações e projetos futuros”. Também foi realizada uma enquete com as coordenações de Graduação para saber suas principais necessidades ou demandas. De acordo com a assessora, sete projetos estratégicos foram inicialmente propostos pela PRG, direcionados ao aprimoramento, permanência e desenvolvimento acadêmico, dentro de um conjunto de projetos de todas as pró-reitorias e órgãos da gestão da Unicamp, visando a excelência do ensino, de pesquisa, da extensão e da própria gestão administrativa. Destacam-se também aqueles de aprimoramento dos métodos educacionais e aqueles que favorecem a trajetória e qualificação dos profissionais que orientam os estudantes da Graduação. Os projetos estão disponíveis para consulta no site GePlanes.

Novos encontros estão programados pela PRG através do projeto AssessoraGrad, visando responder às demandas das Secretarias de Graduação. No próximo encontro, agendado para o dia 23 de novembro, serão discutidas atividades relacionadas à matricula, novas formas de ingresso e seus ingressantes. Também estão previstas reuniões para debater ações voltadas aos catálogos, renovação e reformas curriculares dos cursos. “É importante que as coordenações incentivem a participação de todos os seus colaboradores nos próximos encontros para que toda a equipe esteja alinhada e tenha conhecimento das atividades que estão sendo discutidas”, reforça a assessora da PRG, Mara Patrícia.

Integrados, os órgãos da Comissão Central de Graduação (CCG), Diretoria Acadêmica (DAC) e Escola de Educação Corporativa (Educorp) apresentaram informações, números e medidas que, somadas, irão contribuir para o desenvolvimento dos projetos estratégicos em questão. Para Adauto Bezerra Filho (DAC), todo o cuidado demandado para esses projetos contribui para avanços que enriquecerão a melhoria de todos os serviços. “Fazemos parte de uma missão muito bonita. São alunos que se formam e saem daqui como profissionais de qualidade para o mundo e o suporte oferecido pelas Secretarias de Graduação é essencial para que essa missão seja cumprida”, destaca Adauto.

Mônica Rovigati, Diretora Executiva da Educorp, afirma que é preciso sempre desenvolver profissionais nas necessidades e atividades que exercem, “para isso estamos estruturando, em parceria com a PRG, um programa de assessoria das atividades através de eixos temáticos que irão nortear as providências a serem tomadas para alcançar os resultados esperados”.

Edna Varollo e José Adailton de Oliveira, ambos da CCG, apresentaram resultados da pesquisa (realizada em outubro de 2017) com colaboradores de todas as Secretarias de Graduação. Os números apontam que 96% dos servidores que responderam à consulta não tiveram qualquer tipo de experiência anterior em secretarias diferentes das quais exerciam suas funções na ocasião da pesquisa. Por isso, 87% deles também apontam como importante a manutenção de uma agenda de encontros com todas as equipes de secretarias da Universidade.

“Achei o encontro muito interessante, pois pudemos conhecer os projetos que tem sido desenvolvidos pela PRG, as pessoas com quem conversamos diariamente mas não conhecemos (funcionários da DAC e da própria PRG) e também os secretários de outras unidades da Unicamp”, ressalta Lívia Toledo, Diretora da Diretoria de Ensino da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Para ela, encontros como esse proporcionam um momento de aprendizado e troca de conhecimento com outras unidades.

Bruna Lopes e Rodrigo de Oliveira, ambos da FCA destacam que a iniciativa permite e auxilia a “melhorarmos o suporte que damos aos coordenadores, e além de abrir oportunidade para, eventualmente, sugerirmos planos e ações para melhorias na nossa unidade”.

Divididos em grupos, os participantes discutiram e apresentaram considerações sobre cinco pontos positivos e cinco pontos a melhorar diante de suas vivências nas Secretarias. Dentre os pontos positivos foram ressaltados: a qualidade do relacionamento pessoal entre funcionários e alunos, a integração e o acesso aos dados dos cursos e a informatização de serviços como matrículas, por exemplo. Já as necessidades de melhorias foram apontadas para novos treinamentos para uso do Sistema SIGA e a facilitação de acesso interligado de informações entre o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e o Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica (Sappe).

Encerraram o encontro a coordenadora do Sappe, a psiquiatra Tania de Mello e a supervisora da Área de Orientação Educacional do SAE, Adriane Pelissoni. Ao trazer informações sobre o projeto “Bem Estar”, elas relataram situações e indícios que facilitam a identificação de estudantes que necessitam de orientação educacional e apoio psicoemocional e como proceder nesses casos.

Confira registros do evento: