Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU guiarão a Calourada 2019

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), acordados em 2015, pelos países membros das Nações Unidas (ONU),  visam estabelecer uma agenda global para equilibrar desenvolvimento econômico e proteção do planeta. Acreditando na função da Universidade em contribuir com essa agenda e buscando engajar ingressantes e veteranos na temática, a Pró-reitoria de Graduação da (PRG) Unicamp organizou a Calourada 2019 entorno dos ODSs. “A calourada, além de ser um evento de integração e acolhimento a esses novos ingressantes, é um momento de reflexão e de dar oportunidade aos estudantes de ver a Universidade como lugar de comprometimento e responsabilidade”, afirmou Daniela Gatti, assessora da PRG e coordenadora geral da Calourada.

A programação, de acordo com Gatti, será toda vinculada aos ODSs, com atividades propostas por diversas áreas da Universidade. “Acreditamos que a Calourada é uma oportunidade de integrar os estudantes em algumas das ações que a Universidade já vem produzindo dentro dessa temática”, explicou.

A Calourada 2019 será realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro e incluirá atividades em diversos espaços da Universidade (Confira a programação completa)

No dia 25, quando os ingressantes devem confirmar suas matrículas, haverá monitores da Calourada em todas as unidades, para orientar e guiar os estudantes pela programação. De acordo com a coordenadora, as atividades se concentrarão no Ciclo Básico,  Biblioteca Central e ginásio e serão, em sua maioria, desenvolvidas pelos coletivos estudantis (atléticas,  Enactus, etc).

A cerimônia oficial de boas-vindas será no dia 26, no Centro de Convenções (CDC), e contará com a presença do reitor Marcelo Knobel e da pró-reitora de Eliana Amaral.  Ainda no CDC, acontecerão debates sobre direitos humanos, os 17 ODSs e racismo. Segundo Gatti, a programação desse dia, mesmo difundida nas diversas Faculdades e Institutos, visa congregar todos os ingressantes, independente do curso escolhido. O Instituto de Biologia (IB), por exemplo, desenvolverá atividades sobre os temas Vida na Água e Vida Terrestre. A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp (FEEC), por sua vez, desenvolverá a temática “Sustentabilidade Energética na Unicamp”. Já na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), a partir do ciclo do café, será discutido o tema de reaproveitamento de resíduos, com um quizz sobre fome e sustentabilidade, e desgustação de café e cookies.

A Casa do Lago contará com Mostra de Curtas durante os dois dias da Calourada, abordando temas como igualdade de gênero, saúde e bem-estar e redução das desigualdades. No dia 26, encerrará a programação com a mesa de debate “Assédio ou Violência Sexual: como enfrentamos?”, às 16 horas.

Publicado originamente em: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/02/11/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu-guiarao-calourada-2019