Avaliação parcial de gestão ajuda a estabelecer novas ações da PRG

Empenhada em avaliar o andamento das atividades e dos projetos estratégicos adotados pela atual gestão para conduzir seus trabalhos e metas, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) promoveu na manhã da última segunda feira, 25/3, um encontro com coordenadores e colaboradores de seus órgãos para monitorar e qualificar suas ações.

Na reunião foram apresentados dados individualizados informados nos relatórios parciais de gestão produzido pelas unidades administrativas dos órgãos que atuam junto à Graduação. Além disso, dinâmicas em grupo foram realizadas com os participantes para pontuar as iniciativas de sucesso alcançadas até o momento e também as eventuais melhorias que precisam ser consideradas para as medidas futuras.

Um dos levantamentos apontados com maior destaque pela Pró-Reitora, Eliana Amaral, diz respeito aos índices de desempenho acadêmico dos estudantes da Unicamp. “Esses valores serão acompanhados, minuciosamente, curso a curso a fim de analisar suas particularidades e melhorar os resultados de sucesso, permanência e conclusão dos estudantes em suas carreiras”, aponta Eliana.

Uma vez que a melhora desses índices está, consideravelmente, ligada às diferentes atividades promovidas pela PRG e seus órgãos, seja no suporte acadêmico e intelectual ou através de programas de apoio psicossocial oferecidos pela Universidade, as considerações apontadas pelos participantes desse encontro servirão como condutores para identificar os melhores caminhos que devem ser seguidos pela gestão neste momento.

Outro levantamento de grande relevância fica a encargo do aumento de atendimentos realizados pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2). Segundo a coordenadora do órgão, Soely Polydoro, a demanda por cursos, palestras e oficinas promovidas nos dois primeiros anos da atual gestão, mais que dobrou em relação aos quatro anos anteriores. Em números atuais, esse valor corresponde à 2.494 participantes entre docentes, estudantes e funcionários. “Esses números tendem a melhorar ainda mais com novas atividades que estão sendo preparadas para os próximos meses. Temos trabalhado sempre com foco nos projetos estratégicos como o ‘RenovaGrad’, por exemplo”, aponta Soely.

Detalhes sobre projetos e toda a programação oferecida podem ser acompanhadas diretamente no site do EA2.

Ao final do evento os grupos de trabalho formados durante as dinâmicas, definiram prioridades de ações e estruturaram sínteses que serão analisadas pela PRG com o intuito de traçar novas iniciativas de direcionamento e de auxílio na atuação constante de melhoria para a Graduação.

De olho na renovação curricular

No próximo dia 13/5 acontece a palestra: Professional development: Creating programs to support and advance the faculty and the institution. Nesse encontro, as professoras convidadas Maryellen Gusic (Senior Advisor for Educational Affairs and Professor of Medical Education at the University of Virginia School of Medicine) e Luanne Thorndyke (Vice-provost of Faculty Affairs, University of Massachusetts Medical School) irão abordar, entre outros aspectos, a importância do desenvolvimento docente e de carreira para a saúde institucional. A palestra faz parte do “RenovaGrad” e será ministrada das 9h30 às 11h30, no Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2). As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link. Podem participar: professores, coordenadores, diretores, PEDs, PADs, estudantes, pesquisadores, funcionários e demais interessados.

———————-

Confira alguns registros do evento: