Calourada 2020

Calourada 2020 terá programa inédito de mentoria estudantil

“Conversar com quem é mais próximo de você e acabou de passar por essas experiências faz a diferença", afirma a pró-reitora Eliana Amaral.

Na tarde de segunda-feira, dia 17, os coordenadores dos cursos de graduação se reuniram com as professoras Daniela Gatti, coordenadora da Calourada, e Eliana Amaral, pró-reitora de Graduação, para conhecerem a proposta da Calourada 2020 e discutirem estratégias de implementação. Neste ano, a calourada se estenderá por todo mês de março e seguirá com atividades orientadas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em quatro eixos principais: a responsabilidade institucional, ambiental, econômica e social, neste último a universidade propõem um programa inédito para promover a aprendizagem colaborativa: a mentoria estudantil.

O programa de mentoria estudantil faz parte dos projetos da PRG, desenvolvidos com outros órgãos da universidade que visam à integralização e o engajamento dos alunos  com a vida acadêmica. Daniela Gatti comenta que o apoio dos mentores deve tornar a adaptação dos novos alunos mais tranquila. A ideia do programa é estabelecer um sistema voluntariado, no qual alunos veteranos atuem como mentores dos estudantes que ingressam na universidade. É também previsto o acompanhamento de professores-tutores, que irão orientar em questões mais específicas. O projeto prevê que cada aluno-mentor seja responsável por até 5 Calouros, que irão se reunir quinzenalmente.

Segundo Eliana Amaral a “Mentoria é um programa bem estabelecido na literatura para que seja possível ultrapassar o que é habitual, que é a dificuldade dos estudantes nos primeiros dois semestres no Ensino Superior do mundo inteiro. Existe uma mudança, um novo ambiente, uma nova forma de se relacionar com o mundo, então é esperado que exista uma certa dificuldade. Certamente, conversar com quem é mais próximo de você e acabou de passar por essas experiências faz a diferença”. Sendo assim, o programa segue os exemplos de experiência bem sucedidas em outras universidades do mundo, e busca aprimorar o desenvolvimento pessoal, a permanência estudantil e o sucesso acadêmico.

"Permanência é você estar bem no ambiente, adaptado ao curso", diz Eliana Amaral
Daniela Gatti: "As pesquisas apontam resultados favoráveis também no processo acadêmico dos mentores"

Outra vantagem citada, é o benefício para os mentores, que acabam por refletir sobre a sua participação na construção do dia a dia na universidade. “Com o perfil da Unicamp, a gente tem se preocupado muito com a diversidade. Mas não é só a diversidade pela diversidade, é pelo que ela representa e como isso se encaixa na permanência estudantil. Permanência é você estar bem no ambiente, adaptado ao curso, você se sentir parte e estar integrado aqui dentro” argumenta Eliana Amaral.

Para o auxílio dos participantes, no site da PRG há um guia com informações e orientações ao mentores e orientadores voluntários, além das orientações haverá palestras e workshops com orientadores pedagógicos e professores convidados de instituições que já trabalham com esse programa. Para os interessado, algumas dicas para se prepararem melhor para a mentoria estão disponíveis aqui.

A programação da calourada tem início no dia 27 de fevereiro com a recepção e matrícula dos calouros indígenas. No dia 2 de março será a matrícula presencial dos demais estudantes e no dia 3, o início do ano letivo com as atividades da Calourada. O cronograma das atividades está disponível no site da calourada.

Fonte e fotos: unicamp.br