Trocando experiências sobre a graduação da Unicamp e Uminho em tempos de Covid-19

Foi inaugurado no dia 04 uma série de WEB MEETINGs sobre a graduação. Uma iniciativa liderada pela Pró-Reitoria de Graduação, com apoio do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem – Unicamp e do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais – GGTE. Para este primeiro encontro, foi convidado o professor Manuel João Costa, do Centro IDEA (Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem) da Universidade do Minho de Portugal.

O objetivo desse primeiro encontro foi conhecer as estratégias adotadas por essa universidade diante da suspensão das atividades presenciais e trocar experiências e lições aprendidas.

Tendo sido a primeira universidade portuguesa com caso de estudante com COVID-19, a UMinho preciso se “reinventar” na virada de um fim-de-semana. Para isso, a aproximação entre gestores acadêmicos, professores, funcionários e estudantes foi essencial.

A Unicamp também desenvolveu várias iniciativas e criou uma página especial de apoio ao ensino digital, onde é possível obter orientações, materiais de apoio ao docente. Os materiais gravados e disponibilizados na forma de Webinar, como este, também serão compartilhados nesta página.

Esta série de interações continuarão com a UMinho sobre “O caso das licenciaturas em tempos de coronavírus” (19 de maio de 2020, 11-12h30) e “O processo de avaliação em um semestre para lá de especial” (em agendamento).

Também haverá encontros com a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), sobre “Como tem sido a educação remota emergencial num país da América Latina?” (12 de maio de 2020, 11-12h30h) e com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) sobre “O desafio da educação a distância numa universidade pública brasileira em tempos de pandemia”, com a Univesp (15 de maio de 2020, 11-12h30h).