Nutrição

Da segurança alimentar à atenção dietética
O Curso

O nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Tal atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

As mudanças na sociedade, em busca de melhor qualidade de vida, serviços economicamente sustentáveis, produtos alimentares mais saudáveis entre outros, tornam o profissional de nutrição cada dia mais importante. Logo, a nutrição é uma área promissora e com inúmeras possibilidades de atuação.

O nutricionista hoje pode trabalhar em diversos locais e contextos, em que o binômio ‘saúde e nutrição’ seja necessário. As seis grandes áreas de atuação do nutricionista, quem englobam os locais citados são: alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, nutrição em esportes, cadeia de produção de alimentos na indústria e no varejo e docência.

Grade Curricular

A grade curricular do curso está em sintonia com as exigências da atualidade, pois além das questões específicas das ciências da saúde, da alimentação e da nutrição, o curso possui uma interface com os fundamentos das ciências humanas e sociais, o que estimula a reflexão crítica sobre a realidade social e econômica em que o profissional está inserido.

O curso oferece também disciplinas que estão em consonância com as principais discussões científicas no campo da nutrição.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br