Química / Química Tecnológica

Indústria, pesquisa, ensino
O curso

O Instituto de Química da Unicamp oferece os cursos de Bacharelado em Química, Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Tecnológica. São cursos que preparam profissionais da área química para atuarem nos mais variados setores do mercado de trabalho: na indústria, em centros de pesquisa acadêmicos ou industriais, em escolas, e em diversos outros segmentos associados à produção, distribuição e comercialização de insumos e equipamentos do setor químico.

São cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com excelência de qualidade. A estrutura curricular de todas as habilitações é fundamentada em um conjunto comum de disciplinas teóricas e experimentais nas áreas de química analítica, inorgânica, orgânica, físico-química e bioquímica, além de disciplinas de matemática e física.

Este curso tem três habilitações que podem ser cursadas pelo estudante, inclusive até duas simultaneamente. Cada habilitação forma um profissional com perfil distinto.  Egressos das três habilitações podem também atuar como professor no ensino superior e pleitear ingresso em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Modalidades
  • Bacharel em Química:

    É o profissional com formação direcionada para a pesquisa científica. O egresso poderá efetuar estudos, investigações, experiências e análises de caráter prático relacionados com a composição, as propriedades e as possíveis transformações das substâncias. Poderá exercer atividades de direção, responsabilidade técnica, consultoria, elaboração de orçamentos

  • Bacharel em Química Tecnológica:

    É o profissional com formação qualificada para atuar nos diversos setores da indústria química e correlatas. Nesta habilitação, o curso confere o diploma com Atribuições Tecnológicas. O egresso poderá, além das atribuições acima citadas, exercer as atividades correspondentes no âmbito da produção e dos tratamentos prévios e complementares de produtos químicos e resíduos

  • Licenciado em Química: 

    O percurso de formação da licenciatura em química  qualifica o egresso para atuar na Educação Básica e em espaços educativas não escolares. A formação profissional inclui experiência investigativa e integração com aspectos sociais e culturais da ação educativa. O egresso recebe o diploma de Licenciado em Química.