Em carta à comunidade interna, reitor aborda possíveis cenários num eventual retorno às atividades

Em carta à comunidade da Unicamp, o reitor Marcelo Knobel aborda os possíveis cenários de retorno as atividades presenciais. Apesar das incertezas é necessário um planejamento por etapas para ser capaz de garantir avaliação de resultados e possibilidades.

“A etapa preliminar já foi iniciada, e é preparatória para as atividades futuras. Nesta etapa, é necessário reorganizar espaços, adquirir insumos, treinar pessoas. Estamos também trabalhando junto com a Força Tarefa Covid-19 para termos toda a capacidade de realização de testes para a comunidade da Unicamp.

Para estabelecer os protocolos de cuidado com cada espaço e cada grupo, e para providenciar as medidas necessárias para sua adoção, foi criado, até mesmo antes da suspensão das atividades presenciais, um grupo de crise para discutir as decisões.  Neste momento, foi elaborado um projeto preliminar de retorno às atividades, sem definição de datas, que está sendo amplamente discutido no âmbito da Universidade. Disciplinas com atividade prática, mantendo a distância de prevenção entre estudantes e funcionários, serão prioritárias no momento da retomada.

A proposta preliminar prevê uma primeira etapa de retorno gradual das atividades técnico-administrativas. Não custa lembrar que certamente todos aqueles que tenham maior vulnerabilidade e risco de complicações em caso de infecção devem ser preservados e continuar em teletrabalho ou com suas atividades acadêmicas na forma remota. A orientação principal, no caso, é: tudo que puder ser mantido na forma remota, deverá continuar funcionando de forma remota.

Leia a carta na íntegra.

Fonte: Unicamp