Ingresso Profis

CONVOCADOS PROFIS 2024

1ª LISTA DE CHAMADA

2ª LISTA DE CHAMADA

3ª LISTA DE CHAMADA

4ª LISTA DE CHAMADA

5ª LISTA DE CHAMADA

6ª LISTA DE CHAMADA

7ª LISTA DE CHAMADA

8ª LISTA DE CHAMADA

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL

CLASSIFICAÇÃO DOS ÚLTIMOS CONVOCADOS POR ESCOLA

Quem pode se inscrever?

Pode se inscrever no ProFIS 2024 quem

  • I. Tiver cursado os dois primeiros anos do ensino médio integralmente em escolas da rede pública brasileira (municipal, estadual ou federal);
  • II. Estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Campinas, com previsão de conclusão em 2023.
  • III. Estiver inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023.

Candidatos que tenham cursado algum período do ensino médio em instituição privada, mesmo que na condição de bolsista, não poderão concorrer às vagas do Programa.

As inscrições para o ProFIS 2024 são gratuitas e devem ser feitas por meio da página de Inscrição. As inscrições estarão abertas de 25 de setembro a 01 de novembro de 2023, até as 17h.

Como é o processo seletivo?

As vagas oferecidas pelo ProFIS serão preenchidas pelos candidatos na ordem decrescente de suas notas no ENEM. Assim,

I. Cada escola de ensino médio da rede pública de Campinas que tiver alunos
inscritos no ProFIS 2024 terá direito a, no mínimo, uma e, no máximo, duas vagas no
Programa.

II. Para cada escola pública de Campinas será convocado o candidato inscrito no
ProFIS que obtiver a maior nota no ENEM 2023. O preenchimento da segunda vaga dar-se-á após preenchida a primeira vaga para todas as escolas públicas de Campinas que tenham alunos elegíveis para o programa.

II. Caso algum candidato selecionado não confirme o interesse por sua vaga no curso, o próximo da lista é convocado, respeitando o número mínimo e máximo de alunos por escola, até que sejam preenchidas todas as vagas do ProFIS.

Resultado e matrículas

O calendário completo da seleção do ProFIS está disponível na página: Calendário ProFIS 2024

Nessa página, você encontra a data de divulgação de todas as listas de chamada dos ingressantes, bem como o período de matrículas.

O resultado da seleção será divulgado na página do ProFIS no dia 29 de janeiro de 2024.

Documentos oficiais

Essa resolução define as regras de ingresso no ProFIS 2024

Parecer PRG – Bolsa ProFIS e auxílios

Projeto Pedagógico ProFIS

Relatório do 1º ano de Programa

Inscrição ProFIS 2024

Inscrições encerradas!

Consultar dados da inscrição

Segunda via de comprovante

Alterar dados de inscrição (encerrado!)

Redefinir senha


Calendário de chamadas e matrículas 2024


MATRÍCULA 8ª CHAMADA ENCERRADA

Como fazer sua matrícula

Se você foi incluído em uma das listas de chamada do ProFIS, não deixe de fazer sua matrícula on-line conforme as datas estabelecidas no Calendário ProFIS 2024.

Para realizar a sua matrícula clique no link que será disponibilizado neste página, utilizando seu número de inscrição da COMVEST, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Após o login, os convocados deverão fazer o upload dos documentos exigidos para o ingresso e efetivar sua matrícula no curso. Veja o tutorial aqui.

Após a matrícula, os estudantes deverão salvar todos os relatórios (declaração de matrícula, carta de senha e grade de horário) e cadastrar sua nova senha para ter acesso aos sistemas da Unicamp, como wi-fi, Biblioteca, Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), e-mail institucional, Moodle/Classroom etc.

Documentos para matrícula

A matrícula dos candidatos convocados cabe exclusivamente à Diretoria Acadêmica – DAC, exigindo-se, neste ato, o upload dos documentos abaixo relacionados no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA): I. Diploma ou Certificado de Conclusão do ensino médio em 2023;II. Histórico Escolar completo do Ensino Médio, comprovando o estudo integral do mesmo na rede pública brasileira, com conclusão em 2023 em escola da rede pública localizada no município de Campinas.III. Foto 3X4 recente. Uma vez regularmente matriculado, e no prazo de até 30 dias, o aluno deverá, utilizando o seu nome de usuário (username) e senha, recebidos no ato da matrícula, carregar no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) os documentos pessoais (RG,CPF, certidão de nascimento, etc.) os quais constarão em seu Processo de Vida Acadêmica. Para mais informações, veja aqui o vídeo que a DAC preparou ou consulte o artigo 9, parágrafo 1º, da Resolução GR 36/2023.

*Observar se no histórico escolar já consta o certificado de conclusão. 

ATENÇÃO

Os candidatos que não estão de posse do histórico escolar do ensino médio, terão que fazer, provisoriamente, o upload de uma declaração da escola que informe ANO A ANO A REALIZAÇÃO DAS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA, com conclusão em 2023 no município de Campinas. A declaração precisa ser emitida em papel timbrado da instituição, estar carimbada e assinada ou com código de autenticidade.

O candidato que não apresentar a documentação correta e dentro do prazo estabelecido ou que não cumprir os critérios de ingresso estabelecidos na Resolução GR 36/2023 , terá sua MATRÍCULA NO PROFIS CANCELADA.

A declaração de interesse por vaga no ProFIS

Se você não foi incluído nas três primeira listas de chamada do ProFIS, mas ainda desejar ingressar no curso, não deixe de confirmar seu interesse preenchendo o formulário que estará disponível através do botão abaixo, de 09 até às 17h do dia 15 de fevereiro de 2024.

Os alunos que não confirmarem interesse não serão incluídos nas chamadas posteriores, pois a UNICAMP suporá que já foram aprovados em processos seletivos e vestibulares de outras universidades. Com isso, a UNICAMP acelera o preenchimento das vagas restantes e evita que os alunos das demais chamadas percam as aulas iniciais do curso.

Dúvidas Frequentes

Alunos de escolas de cidades vizinhas a Campinas podem participar?

Não. Só são aceitas inscrições de estudantes matriculados em escolas do município de Campinas.

Cometi um erro ao preencher a ficha de inscrição. O que devo fazer para consertá-lo?

Altere a informação que deseja através do “Formulário de Alteração de Dados da Inscrição”.

Depois de concluir o ProFIS, tem que fazer vestibular para entrar em um curso de graduação da UNICAMP?

Não. Após concluir o ProFIS, cada aluno tem direito a uma vaga em um curso de graduação da UNICAMP, sem vestibular. Entretanto, como o número de vagas em cada curso é limitado, há uma seleção baseada no desempenho dos alunos nas disciplinas obrigatórias do ProFIS.

Estudantes que concluíram ensino médio em ano anterior ao vigente podem se candidatar ao ProFIS?

Não. Só são aceitas inscrições de estudantes que estão concluindo o ensino médio no ano vigente.

Os alunos do ProFIS têm alguma ajuda financeira?

Sim. Além do curso ser totalmente gratuito, os alunos do ProFIS tem direito à bolsas de estudo nos dois primeiros anos, além de auxílio transporte e alimentação.

Para se inscrever no ProFIS, o aluno também precisa estar inscrito no vestibular da UNICAMP?

Não. O processo de seleção do ProFIS é absolutamente independente do vestibular da UNICAMP.

Um aluno que cursou parte do ensino médio em escola pública de outro município pode participar do ProFIS?

Sim, desde que o aluno tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas e esteja cursando o terceiro ano em uma escola do município de Campinas.

Isto é um Alerta
Eu sou uma descrição. Clique no botão editar para alterar este texto.