Ingresso

Pode se inscrever no ProFIS 2021 quem

  • Estiver cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas (municipal, estadual ou federal).
  • Estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do município de Campinas, com previsão de conclusão em 2020.
  • Candidatos que tenham cursado algum período do ensino médio em instituição privada na condição de bolsista não poderão concorrer às vagas do Programa.

    As inscrições para o ProFIS 2021 são gratuitas e devem ser feitas por meio da página de Inscrição. O período de inscrição vai do dia 10 de novembro até às 17h do dia 10 de dezembro de 2020.
    Como é o processo seletivo?

    As vagas oferecidas pelo ProFIS serão preenchidas pelos candidatos na ordem decrescente de suas notas, garantindo a cada escola de ensino médio uma vaga. Assim,

  • Para cada escola pública de Campinas, é convocado o candidato que obtiver melhor desempenho escolar. A nota do candidato será calculada através da média simples das notas anuais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ou equivalentes, no 1º e 2º ano do ensino médio. As vagas restantes são preenchidas seguindo a ordem de classificação, respeitado o limite máximo de dois alunos por escola.
  • Caso algum candidato selecionado não confirme o interesse por sua vaga no curso, o próximo da lista é convocado, respeitando o número mínimo e máximo de alunos por escola, até que sejam preenchidas todas as vagas do ProFIS.
  • O calendário completo da seleção do ProFIS está disponível na página: Calendário ProFIS 2021

    Nessa página, você encontra a data de divulgação de todas as listas de chamada dos ingressantes, bem como o período de matrículas.

    O resultado da seleção será divulgado na página do ProFIS no dia 22 de fevereiro de 2021.

    Documentos oficiais

    Essa resolução define as regras de ingresso no ProFIS 2021

    Resolução GR 103/2020 – altera a Resolução GR-099/2020

    Links importantes!

    Consultar dados da inscrição

    Emissão de 2a. via de comprovante de inscrição

    Consultar ou alterar dados

    Redefinir senha

    Como fazer sua matrícula

    Se você foi incluído em uma das listas de chamada do ProFIS, não deixe de fazer sua matrícula!

    Os candidatos serão convocados para matrícula online e/ou matrícula presencial, em datas e locais estabelecidos no calendário.

    Importante: candidatos convocados nas duas primeiras chamadas deverão efetuar, obrigatoriamente, a matrícula virtual e a matrícula presencial.

    Documentos para matrícula

    No ato da matrícula presencial, você deve apresentar uma cópia autenticada em cartório ou uma cópia acompanhada do original de cada um dos seguintes documentos:

    -Diploma ou certificado de conclusão do ensino médio.

    -Histórico Escolar ou Declaração que conste a conclusão dos três anos do ensino médio em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal).

    Além disso, deverá apresentar a Carteira de Identidade (RG).

    Se você não apresentar toda a documentação listada acima, não terá a matrícula efetuada e perderá sua vaga no ProFIS. Quanto a apresentação dos documentos pessoais consulte o artigo 09, parágrafo 2º, da Resolução GR-99/2020

    ATENÇÃO:
    Os candidatos que não estão de posse do histórico escolar do ensino médio, terão que apresentar uma declaração da escola que informe a conclusão das três séries em escola pública, sem essa declaração não efetuarão matrícula.

    A declaração de interesse por vaga no ProFIS

    Se você não foi incluído em uma das seis primeiras listas de chamada do ProFIS, mas ainda desejar ingressar no curso, não deixe de confirmar seu interesse preenchendo o formulário que estará disponível através do botão abaixo, do dia 01/04 até as 17h do dia 05/04/2021.

    Os alunos que não confirmarem interesse não serão incluídos nas chamadas posteriores, pois a UNICAMP suporá que já foram aprovados em processos seletivos e vestibulares de outras universidades. Com isso, a UNICAMP acelera o preenchimento das vagas restantes e evita que os alunos das demais chamadas percam as aulas iniciais do curso.

    CLIQUE AQUI PARA DECLARAR SEU INTERESSE POR VAGA

    Dúvidas Frequentes

    Não. Só são aceitas inscrições de estudantes matriculados em escolas do município de Campinas.

    Altere a informação que deseja através do “Formulário de Alteração de Dados da Inscrição”.

    Não. Após concluir o ProFIS, cada aluno tem direito a uma vaga em um curso de graduação da UNICAMP, sem vestibular. Entretanto, como o número de vagas em cada curso é limitado, há uma seleção baseada no desempenho dos alunos nas disciplinas obrigatórias do ProFIS. 

    Não. Só são aceitas inscrições de estudantes que estão concluindo o ensino médio no ano vigente.

    Sim. Além do curso ser totalmente gratuito, os alunos do ProFIS tem direito à bolsas de estudo nos dois primeiros anos, além de auxílio transporte e alimentação.

    Não. O processo de seleção do ProFIS é absolutamente independente do vestibular da UNICAMP.

    Sim, desde que o aluno tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas e esteja cursando o terceiro ano em uma escola do município de Campinas.