Como fazer sua matrícula

Se você foi incluído em uma das listas de chamada do ProFIS, não deixe de fazer sua matrícula on-line conforme as datas estabelecidas no Calendário ProFIS 2023, a ser divulgado nesta página.

Documentos para matrícula

A matrícula dos candidatos convocados cabe exclusivamente à Diretoria Acadêmica – DAC, exigindo-se, neste ato, o upload dos documentos abaixo relacionados no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA):
 
I. Diploma ou Certificado de Conclusão do ensino médio em 2022;
II. Histórico Escolar completo do Ensino Médio, comprovando o estudo integral do mesmo na rede pública brasileira, com conclusão em 2022 em escola da rede pública localizada no município de Campinas.
III. Foto 3X4 recente.
 
Uma vez regularmente matriculado, e no prazo de até 30 dias, o aluno deverá, utilizando o seu nome de usuário (username) e senha, recebidos no ato da matrícula, carregar no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA) os documentos pessoais (RG,CPF, certidão de nascimento, etc.) os quais constarão em seu Processo de Vida Acadêmica. Para mais informações, veja aqui o vídeo que a DAC preparou ou consulte o artigo 9, parágrafo 1º, da Resolução GR 34/2022.
 

*Observar se no histórico escolar já consta o certificado de conclusão. 

ATENÇÃO

Os candidatos que não estão de posse do histórico escolar do ensino médio, terão que fazer o upload de uma declaração da escola que informe a CONCLUSÃO DAS TRÊS SÉRIES EM ESCOLA PÚBLICA, com conclusão em 2022 em escola da rede pública localizada no município de Campinas.

O candidato que não apresentar a documentação correta e dentro do prazo estabelecido ou que não cumprir os critérios de ingresso estabelecidos na Resolução GR 34/2022 , terá sua MATRÍCULA NO PROFIS CANCELADA.

Para frequentar as atividades presenciais nos campi é necessário realizar o treinamento previsto na Resolução GR-87/2020, que estende-se a alunos dos colégios e de graduação, pós-graduação e extensão. 

Deve ser feito na Plataforma Moodle mediante conta @unicamp.br e senha SiSE (senha DAC).

Acesse a plataforma de treinamento nos seguintes endereços, seguindo sempre a indicação de Treinamentos Obrigatórios e Convívio Seguro: http://www.educorp.unicamp.br/cursos_retomada

Esse portal é bastante intuitivo e contém todos os públicos que devem realizar os treinamentos; basta clicar em Estudantes e seguir o caminho indicado, conforme o seu perfil. Você terá acesso a diferentes videoaulas de aproximadamente 10 minutos cada, apresentando os principais aspectos dos protocolos elaborados pela Universidade para nosso retorno seguro aos campi. Fique atento aos perfis diferenciados, que incluem protocolos específicos para alunos que atuam na assistência à saúde e para os que residem na Moradia Estudantil.

Acesse o site da Calourada e acompanhe a programação.

A declaração de interesse por vaga no ProFIS

Se você não foi incluído em uma das três primeiras listas de chamada do ProFIS, mas ainda desejar ingressar no curso, não deixe de confirmar seu interesse preenchendo o formulário que estará disponível através do botão abaixo, de 23 até às 17h do dia 24 de fevereiro de 2023.

Os alunos que não confirmarem interesse não serão incluídos nas chamadas posteriores, pois a UNICAMP suporá que já foram aprovados em processos seletivos e vestibulares de outras universidades. Com isso, a UNICAMP acelera o preenchimento das vagas restantes e evita que os alunos das demais chamadas percam as aulas iniciais do curso.

CLIQUE AQUI PARA DECLARAR SEU INTERESSE POR VAGA

Dúvidas Frequentes

Não. Só são aceitas inscrições de estudantes matriculados em escolas do município de Campinas.

Altere a informação que deseja através do “Formulário de Alteração de Dados da Inscrição”.

Não. Após concluir o ProFIS, cada aluno tem direito a uma vaga em um curso de graduação da UNICAMP, sem vestibular. Entretanto, como o número de vagas em cada curso é limitado, há uma seleção baseada no desempenho dos alunos nas disciplinas obrigatórias do ProFIS. 

Não. Só são aceitas inscrições de estudantes que estão concluindo o ensino médio no ano vigente.

Sim. Além do curso ser totalmente gratuito, os alunos do ProFIS tem direito à bolsas de estudo nos dois primeiros anos, além de auxílio transporte e alimentação.

Não. O processo de seleção do ProFIS é absolutamente independente do vestibular da UNICAMP.

Sim, desde que o aluno tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas e esteja cursando o terceiro ano em uma escola do município de Campinas.