Estude na Unicamp!

Há várias formas de entrar na Unicamp, escolha a(s) mais adequada(s) ao seu perfil!

A partir do processo seletivo deste ano, são várias opções de ingresso nos cursos de graduação, além do Vestibular Unicamp, veja:

  • adoção de um sistema de cotas étnico-raciais que reserva 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos;
  • Vestibular Indígena;
  • 20% do total das vagas preenchidas via Enem;
  • vagas, sem vestibular, a partir do desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento;
  • Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), para estudantes da rede pública de Campinas.

Além disso, há pontos a mais nas notas do vestibular para alunos que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino, por meio do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS).

Você pode prestar mais de uma opção, de acordo com seu perfil! Por exemplo, é possível prestar o vestibular tradicional e também tentar ingressar pelo Enem. Também é possível concorrer às vagas via olimpíadas científicas e prestar o vestibular tradicional. Outra possibilidade é concorrer pelas cotas étnico-raciais tanto no vestibular quanto pelo Enem. Essas são apenas algumas das possibilidades.

Cotas

O percentual de vagas reservadas para pretos e pardos será de 25%, em 2019, sendo reavaliado para os exames posteriores até que se possa atingir a meta de ter entre os ingressantes o mesmo percentual da população autodeclarada preta e parda no Estado de São Paulo, atualmente em 37,2%. Para se obter esse índice, 10% do total das vagas serão oferecidas via Enem e 15%, no mínimo, pelo Vestibular Unicamp. A adoção da reserva de vagas (cotas) vai contemplar todos os cursos de graduação e em todos os turnos.

Os candidatos autodeclarados pretos e pardos optantes pelo sistema de cotas, que tenham obtido nota superior à nota de corte do vestibular, serão convocados se houver número de candidatos suficientes, até que se alcance a meta.

ENEM

As vagas oferecidas pelo Enem serão distribuídas da seguinte forma: 10% de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; 5% de estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. 5% de estudantes que sejam autodeclarados pretos e pardos. Assim, o total de vagas via Enem será de 20%. A seleção via Enem estará definida por meio de um edital específico.

PAAIS

O Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) terá seu sistema de bonificação alterado. Na primeira e na segunda fase, serão adicionados pontos à nota dos candidatos que tenham cursado escola pública. Serão 20 pontos para aqueles que cursaram integralmente o ensino fundamental II em escolas públicas e 40 pontos para aqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. No caso dos candidatos que cursaram ambos os períodos na rede pública, a pontuação adicionada será de 60 pontos.

Vestibular Indígena

Será criado o Vestibular Indígena, a ser realizado em data diferente do Vestibular Unicamp, com 72 vagas para 2019. A prova será realizada em cinco cidades: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação. O ingresso será na mesma época de matrículas do vestibular tradicional.

Olimpíada científica

Até 10% das vagas extras ou regulares de cada curso que optarem por essa modalidade. Haverá a publicação de um edital separado para o preenchimento dessas vagas, que ocorrerá na mesma época de matrículas do vestibular tradicional.

ProFis

Foram sugeridos estudos para avaliar a viabilidade de abrir novas vagas para Campinas, bem como vagas nos cursos de graduação da Unicamp para os egressos do ProFIS.