TILS

Central TILS

A Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Tils), criada em 24 de fevereiro de 2015, é um projeto da Pró-Reitoria de Graduação com o objetivo principal de atender alunos surdos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

A criação da Central de Tils está em consonância com a política de inclusão, Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015, estabelecida pelos documentos oficiais, e têm como proposta reconhecer a diferença linguística das pessoas surdas e a necessidade da mediação do tradutor intérprete de Língua brasileira de sinais (Libras), de modo a propiciar ambientes linguísticos favoráveis para que os alunos possam apropriar-se dos conhecimentos científicos por meio da língua de sinais, que constitui sua língua natural.

Nessa direção, objetivamos assegurar que a universidade deve ser um lugar de educação para todos, permitindo não somente a entrada das pessoas surdas, mas, principalmente, oferecendo condições para sua permanência.


Equipe

Juliana Fernandes de Moraes
jutils@unicamp.br

Lilian Ferreira Paiato
lilianfe@unicamp.br

Contato

Por email: tils@unicamp.br  ou tils@basico.unicamp.br

Por telefone: (19) 3521-1442

Para solicitar o serviço, leia atentamente as instruções e utilize o formulário disponível ao lado.













    Solicitação
    Normas gerais de utilização
    Formulário para solicitação
    Solicitação

    Os serviços dos intérpretes podem ser solicitados mediante encaminhamento (upload) de ofício do interessado (Coordenação de Graduação, de Pós-gradação, Chefia de Departamento etc.) contendo o tipo de atividade a ser traduzida, local, data e demais informações que facilitem o planejamento da prestação do serviço, além de, obrigatoriamente, a anuência expressa do diretor da Unidade de Ensino e Pesquisa, e com prazo mínimo para o início das traduções de 15 (quinze) dias.

    O atendimento das solicitações seguirá as normas gerais.

    Horário de funcionamento da Central TILS: segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
    Normas gerais de utilização

    1. As funções do TILS na Universidade são, prioritariamente, traduzir as aulas para os alunos regulares dos cursos de graduação e de pós-graduação quando em aula; também: traduzir textos e estudos dirigidos e estudos de pesquisa onde haja participação de alunos surdos, incluindo tradução entre orientando e orientador, o que deverá ocorrer sempre dentro da Universidade e no horário regular de atividades de ambos.

    2. Somente haverá tradução de aula desde que haja presença de aluno surdo.

    3. Caso haja dispositivos, vídeos ou qualquer outro tipo de apresentação durante as aulas, o aluno surdo deverá solicitar a cópia desse material diretamente ao docente responsável pela disciplina ou pela aula assistida.

    4. Atendendo as mesmas regras válidas para os alunos ouvintes, não haverá reposição de aulas.

    5. As solicitações para a participação de TILS na interpretação de bancas de defesas de dissertações e teses, palestras e outros eventos não serão atendidas se sobrepuserem aulas regulares já previamente agendadas no semestre corrente.

    6. Os cursos de extensão que tenham aluno surdo matriculado deverão prever em seu orçamento recursos para prover os serviços de TILS durante seu desenvolvimento, o que será administrado diretamente pelo responsável pelo oferecimento do curso.

    7. As solicitações, incluindo as disciplinas regulares de cursos de graduação e de pós-graduação, que requeiram os serviços de TILS deverão ser encaminhadas pelo formulário contendo o tipo de atividade a ser traduzida, local, data e demais informações que facilitem o planejamento da prestação do serviço, além de, obrigatoriamente, a anuência expressa do diretor da Unidade de Ensino e Pesquisa, e com prazo mínimo para o início das traduções de 15 (quinze) dias.

    8. Para atendimentos médicos de caráter EMERGENCIAL, entrar em contato pelo telefone (19)3521-1442 e avaliar se é possível que o atendimento seja remoto. Caso a presença da intérprete seja realmente indispensável, verificar a disponibilidade para o atendimento presencial. Para demais consultas AGENDADAS, a solicitação deve ser encaminhada com antecedência mínima de 15 dias para o email tils@basico.unicamp.br com informações quanto à data, horário e local de atendimento. Mesmo para as consultas agendadas, avaliar se a presença da intérprete é necessária, pois a maioria das consultas pode ser feita remotamente. Salientamos, ainda, que o profissional TILS não presta função de acompanhante para pacientes internados.

    Formulário para solicitação