Órgãos da PRG

CCG


Criado em 1987, através do Decreto n. 26.797, a CCG é um órgão auxiliar do Conselho Universitário (Consu), cujas atribuições estão estabelecidas no Regimento Interno da Comissão. Está  encarregado da orientação, supervisão e revisão periódica do ensino de graduação. Isso inclui a manutenção de disciplinas, programas de recepção de ingressantes, cursos de férias, entre outros; tudo isso em contato com as reuniões de congregação dos institutos.

São atribuições da Comissão Central de Graduação: emitir pareceres com vistas à Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre inclusão ou supressão de normas referentes às atividades que regulamentam a vida acadêmica dos alunos dos cursos de graduação; Emitir parecer ou elaborar propostas sobre a avaliação de ensino e promoção de alunos; Deliberar sobre propostas que busquem a melhoria do ensino e o melhor entrosamento entre os alunos, docentes e os cursos. 

CEL


O Centro de Ensino de Línguas (CEL) é o órgão responsável por ministrar as disciplinas de línguas da Universidade. Vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Graduação e academicamente ao Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), o CEL tem como missão contribuir para a formação do aluno por meio do ensino das línguas estrangeiras, atendendo, prioritariamente, o currículo de Graduação da Unicamp, além de promover a formação de cidadãos e profissionais críticos e atuantes em um mundo pluricultural e plurilíngue. A abordagem de ensino do CEL é orientada pelo respeito à diversidade linguística, cultural e humana e visa à promoção da compreensão mútua e a boa convivência dela decorrentes

Central TILS


A Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Tils), criada em 24 de fevereiro de 2015, é um projeto da Pró-Reitoria de Graduação com o objetivo principal de atender alunos surdos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

A criação da Central de Tils está em consonância com a política de inclusão, Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015 e têm como proposta reconhecer a diferença linguística das pessoas surdas e a necessidade da mediação do tradutor intérprete de Língua brasileira de sinais (Libras), de modo a propiciar ambientes linguísticos favoráveis para que os alunos possam apropriar-se dos conhecimentos científicos por meio da língua de sinais, que constitui sua língua natural.

Nessa direção, tem por objetivo assegurar que a universidade deve ser um lugar de educação para todos, permitindo não somente a entrada das pessoas surdas, mas, principalmente, oferecendo condições para sua permanência

Comvest


A Comissão Permanente para o Vestibular Unicamp é a instituição responsável pelo vestibular de ingresso na universidade. Além da prova tradicional, existe uma nova política de acesso que busca promover a inclusão, diversidade étnica, social e regional. Dentre as opções de ingresso da universidade  tem-se: cotas étnicos-sociais, Enem, Vestibular Indígena, vagas Olímpicas, ProFis e PAAIS.

Promove a diversificação do público ingressante, promovendo a representatividade da população paulista na Unicamp; Comprometimento social da universidade com a inclusão no ensino superior; Incorporar novas demandas e saberes de grupos culturalmente diversificados.

DLIE (Ciclo Básico – Diretoria de Logística e Infraestrutura de Ensino)


A DLIE (Diretoria de Logística e Infraestrutura para o Ensino) gerencia todo o complexo que envolve os Ciclos Básico I, II e Engenharia Básica, provendo suporte computacional, rede WIFI, Infraestrutura de salas de aula e laboratórios de informática para milhares de alunos dos cursos básicos de graduação.

O escopo de atuação da DLIE visa prover com excelência serviços de conectividade, desenvolvimento de sistemas, infraestrutura de redes, suporte técnico aos usuários administrativos dos sub-orgãos da PRG, centralizando todo conhecimento e poder computacional, facilitando a administração e proporcionando a especialização dos colaboradores para atuar com maior eficiência em áreas críticas da PRG.

EA²


O Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)² é um órgão da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP criado em março de 2010, que visa ao aprimoramento da qualidade do ensino de graduação na universidade. Com ações centradas no desenvolvimento profissional do professor através do apoio efetivo à prática e formação. Além disso, participa de programas que visam avaliar a educação de graduação de forma mais ampla no nível universitário.

GGTE


Em setembro de 2009, a Resolução GR 34/2009 criava o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) com a finalidade de: propiciar, apoiar, articular e promover ações institucionais relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias educacionais e educação a distância, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão da UNICAMP. Atuar como interlocutor da UNICAMP junto a outras instituições, identificando oportunidades de parcerias que incentivem a implantação de cursos a distância e contribuam para a definição de políticas públicas para o setor.

O GGTE veio consolidar as ações relativas ao uso de tecnologias educacionais na Instituição, empregando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como páginas de Internet, vídeos, blogs, wikis, animações, ou recursos de Educação a Distância, como a implantação de disciplinas para interação via web, por meio da consultoria sobre desenvolvimento de conteúdos e materiais para Educação a Distância, treinamentos de tutores, colocação de servidores dedicados à hospedagem dos cursos, disciplinas, arquivos, sites e programas relacionados ao Ensino Aberto.

PME


O PME é o programa de moradia da Unicamp destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente, aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O objetivo é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes da Unicamp que encontrem dificuldades financeiras. Ele é constituído por unidades de sala e quarto com quatro vagas e estúdio para famílias.

ProFis


ProFIS é um curso de ensino superior da UNICAMP, voltado aos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Concluído o ProFIS, o aluno pode ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da UNICAMP. Além disso, os formandos recebem um certificado de conclusão de curso sequencial de ensino superior.

SAE


Criado em janeiro de 1976 pela Pró-Reitoria de Graduação, o Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) nasceu com o propósito de desenvolver programas de apoio e de assistência aos estudantes que encontrassem dificuldades de permanência na Universidade, principalmente em função de problemas econômicos.

É o principal órgão de apoio e assistência estudantil na Unicamp. Seus programas visam garantir que, ao ingressar na Universidade, os (as) estudantes possam se desenvolver plenamente a partir da associação de um ensino de qualidade a uma efetiva política de assistência estudantil, que incorpora auxílios referentes à moradia, alimentação, transporte e cultura, além de suportes na área educacional, social, jurídica e do mundo de trabalho.

Desenvolve ações para auxiliar o (a) estudante nos diferentes momentos da vida universitária, incluindo a transição do ensino médio para Universidade, os desafios acadêmicos e sociais do percurso estudantil, até o desenvolvimento de carreira, por meio das atividades de estágios.

SAPPE


Criado em 1987, é um órgão da Universidade, que tem por objetivo prestar assistência psicológica e psiquiátrica aos alunos regulares (de graduação e de pós-graduação stricto sensu) da UNICAMP. Os atendimentos são realizados em Campinas, Piracicaba (FOP) e Limeira (FCA e FT).