Programa Professor Especialista Visitante em Graduação

O Programa Professor Especialista Visitante em Graduação da PRG propõe trazer para a Universidade, profissionais de notório conhecimento profissional e reconhecida especialização em sua área de atuação, propiciando sua integração com nossos alunos de graduação e demais membros da comunidade universitária, por meio de sua permanência no ambiente acadêmico ao longo de até um semestre. O objetivo desse programa é contribuir para a formação de nossos alunos e docentes, complementando os conteúdos das grades curriculares dos diferentes cursos e promovendo, sempre que possível, atividades interdisciplinares.

O PPEVG começou no primeiro semestre de 2011, com uma previsão de concessão de quatro bolsas por semestre, sendo uma para cada área do conhecimento (Humanas/Artes, Exatas, Tecnológicas e Biomédicas). Contudo, tendo em vista o grande interesse por parte das coordenações de cursos e os bons resultados obtidos no primeiro ano do programa, a reitoria autorizou a expansão das bolsas para duas por área por semestre, totalizando agora 16 bolsas ao ano. A seleção dos bolsistas do PPEVG tem início com o envio de propostas ao edital lançado no início de cada semestre letivo. Essas propostas são elaboradas pelas coordenações de cursos, a partir de sugestões do corpo docente e com a participação das comissões de graduação. As propostas submetidas são analisadas por um comitê formado por representantes de cada área do conhecimento e pela assessoria da PRG, e classificadas de acordo com a relevância do currículo dos candidatos a professores visitantes, o número de alunos a serem beneficiados, e o impacto para sua formação profissional.

Edital 19 - 1s/2020

A partir deste semestre as propostas para o PPEVG serão submetidas através do sistema SOLICITA, vinculado à CGU.

Apenas os coordenadores de graduação (no caso da FCA, os coordenadores associados) terão acesso ao sistema através do login SiSe e da senha única Unicamp para a submissão das propostas.

O documento “modelo projeto professor visitante” serve como base para as informações que deverão ser inseridas através da submissão pelo sistema; outros documentos, como a “declaração” que consta no documento “modelo projeto professor visitante”, o encaminhamento da Coordenação de Graduação e a aprovação da Congregação da Unidade devem ser submetidos como arquivo quando da inscrição do projeto.

Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail prg@reitoria.unicamp.br

Documentos de Apoio