Ciências Biológicas

Da investigação celular ao estudo de ecossistemas
Amplitude curricular

O estudo das estruturas celulares e seu funcionamento, da evolução dos organismos e suas relações com o ambiente, da biodiversidade e da conservação ambiental constituem atividades do biólogo, que também pode atuar na produção de alimentos, de vacinas e na indústria biotecnológica. Além disso, poderá atuar como docente em diferentes níveis, dependendo de sua formação.

O curso de Ciências Biológicas é oferecido nos períodos diurno (curso integral) e noturno.

Os primeiros semestres são dedicados principalmente às disciplinas básicas das áreas das ciências biológicas. Além disso, os alunos da licenciatura cursarão disciplinas relacionadas à formação docente.

A partir do segundo semestre, o estudante poderá cursar disciplinas eletivas, construindo seu próprio currículo, conforme seus interesses acadêmicos. Cada aluno poderá escolher disciplinas eletivas dentro de dois grandes elencos, para completar sua formação. Nesses dois conjuntos, estão contempladas todas as áreas das ciências biológicas.

Para os alunos que optarem pela licenciatura, as disciplinas relacionadas à formação pedagógica estão distribuídas ao longo de todo o curso, ministradas em conjunto com a Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. O aluno que concluir a licenciatura estará habilitado para o ensino de ciências (no ensino fundamental) e biologia (no ensino médio).

O Diferencial

O curso oferecido pela Unicamp proporciona o contato com docentes atuantes nos cenários de desenvolvimento científico nacional e internacional, além de vivências acadêmico-culturais, em um ambiente de grande academicismo e fomento ao estudo e à pesquisa.

O estudante de Ciências Biológicas na Unicamp terá à disposição uma infraestrutura de ensino completa, acesso a equipamentos modernos distribuídos em diversos laboratórios de ensino, aulas práticas em laboratórios e em inúmeras excursões de campo, além da possibilidade de realização de estágios de iniciação à pesquisa científica em laboratórios de professores e pesquisadores altamente qualificados.

Fonte e fotos:comvest.unicamp.br