Boletim COVID-19 Moradia n.º 01 – 08/set/2020

BOLETIM COVID-19 MORADIA Nº 01 – DATA 08/set/2020

• EVENTOS REALIZADOS NA MORADIA

Desde o início da pandemia decretada em março de 2020 ações estão sendo tomadas na Moradia e na Universidade para os cuidados, prevenção e acompanhamento da situação. Tivemos o primeiro caso na Moradia confirmado em 12/05/2020, com isolamento, acompanhamento e testagem de todos os contatos.

Para detectar e controlar, o mais rápido possível, as ameaças de surto de COVID-19 entre os estudantes e trabalhadores da Moradia Estudantil, e evitar a disseminação do vírus nesta comunidade, definiu-se pela realização de inquérito de sintomas e testagem diagnóstica.

A estratégia foi dividida em duas ações, realizadas na própria Moradia, no Centro de Vivência 03: uma voltada para os estudantes residentes, hóspedes e trabalhadores (inclusive das terceirizadas), e outra voltada para as crianças, filhas(os) de estudantes.

No dia 29/05/2020 a ação foi realizada em parceria com o Observatório de Direitos Humanos, por meio de docentes da Saúde Coletiva da FCM/UNICAMP, alunos dos 5º e 6º anos de Medicina, equipe do Centro de Saúde da Comunidade da UNICAMP (CECOM), voluntários da Moradia, coordenação executiva e apoio da ADUNICAMP. Na época foram abordados 378 adultos, pelo inquérito de sintomas e testagem através da saliva; os sintomáticos e os positivos na saliva também foram testados através de swab nasofaríngeo. Do total de testados, 69 pessoas seguiram em acompanhamento pela equipe de Vigilância Epidemiológica do CECOM, resultando em 07 casos positivos entre trabalhadores e 01 caso positivo em hóspede.

No dia 17/06/2020 a ação envolveu a participação do CECOM e da Coordenação da Moradia, que localmente realizou o inquérito para sintomas e testagem das crianças presentes na Moradia, acompanhadas de seus responsáveis. Todas as 26 crianças testadas tiveram resultados negativos.

• TOTAL DE CASOS POSITIVOS NA MORADIA NO PERÍODO DE 22/06/2020 À 28/08/2020.

A partir das duas ações realizadas instituiu-se uma rotina de monitoramento diário dos casos sintomáticos que são atendidos pelo serviço médico do CECOM. Neste período foram investigados 31 estudantes sintomáticos e seus contactantes; destes, 24 são estudantes moradores, e 07 são hóspedes.

Em 27 casos foi realizada a coleta de swab nasofaríngeo para realização do RT-PCR, que é um exame da biologia molecular utilizado desde 1983 para detectar a presença do material genético do vírus, o qual é sensível, seguro e o mais confiável na atualidade. Resultando em 22 negativos para SARS-CoV-2, também conhecida como COVID-19, portanto RT-PCR negativo = vírus não detectável e 05 positivos (RT-PCR positivo = vírus detectável), casos confirmados de COVID-19, um caso em cada um dos seguintes dias: 23/06, 02/07, 08/07, 28/07 e 03/08/2020.

Para todos os casos sob investigação e positivos foi disponibilizado o apoio de voluntários da SOS-COVID-19 na Moradia, com a busca e entrega das marmitas do Restaurante Universitário, realização de compras e destinação adequada dos resíduos, com a inestimável parceria do Serviço Social do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE.

Para os Moradores que não se encontram na Moradia, o retorno atual é fortemente desencorajado. Em casos de retorno necessário ou inevitável, esse deverá acontecer após 10 dias do preenchimento do formulário abaixo. Este procedimento é obrigatório para garantir as providências imprescindíveis para a segurança dos Moradores, inclusive com agendamento de testagem no CECOM.

– Formulário de retorno: https://forms.gle/AUnRrS1qccThL6D56

Também é imprescindível conhecer o material disponível:

Há diversas orientações específicas para os estudantes moradores:

Outros materiais e treinamentos estão sendo organizados para apoiar as mudanças necessárias. Fiquem atentos!!!

Centro de Saúde da Comunidade – CECOM

Administração e Coordenação Executiva da Moradia Estudantil

Grupo de Trabalho 3 – Unicamp

Baixe este Boletim em .pdf (Clique aqui!)