UPA 2019 já tem mais de 15 mil estudantes inscritos

Com pouco mais de uma semana de lançamento, a UPA 2019 já tem mais de 15 mil estudantes inscritos. São 230 escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Tocantins, que confirmaram sua participação no evento. O Unicamp Portas Abertas acontecerá dia 25 de maio e as inscrições devem ser realizadas pelo site do evento.A primeira escola a se inscrever foi a Coopen Objetivo, da cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo. De acordo com a professora responsável, Rosana Capelatto, seus alunos gostam muito da Unicamp. “Este ano temos uma turma bastante interessada,  tanto no segundo colegial quanto no terceiro. Eles querem conhecer o campus,  os cursos e  ter contato com o que é uma universidade”, explicou Capelatto.Outra escola que chamou atenção entre as primeiras inscritas, foi o Instituto Federal do Tocantins da cidade de Araguaína, que está à quase 2 mil quilômetros de distância da Unicamp. Gerson Oliveira, o professor responsável por trazer a turma, conta que há alguns anos tenta trazer seus estudantes para conhecer a Unicamp. “A realidade aqui é muito diferente dos grandes centros urbanos. É uma região muito carente. Ir até a Unicamp seria muito importante para nossos estudantes. Ver como funciona uma Universidade, quais cursos oferece, conhecer outras realidades. Eles ficam muito reclusos aqui”, contou Oliveira. Além da Unicamp, o grupo pretende conhecer a cidade de Campinas e aproveitar alguma atividade cultural na capital paulista. “Acredito que essa experiência possa ajudar a abrir as cabeças dos alunos, até para poderem sonhar”, afirmou.

Programação 2019

Além da apresentação dos cursos, a UPA deste ano terá sessões específicas sobre as novas formas de ingresso, coordenadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Além do tradicional vestibular, a Unicamp conta agora com o Vestibular Indígena e as Vagas Olímpicas, em diversos cursos. No Vestibular, algumas regras também mudaram a partir da adoção de cotas étnico-raciais, que reservou 25% do total de vagas aos candidatos autodeclarados pretos e pardos. Os estudantes vindos da rede pública de ensino também tiveram a pontuação ampliada, no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). (Leia mais: UPA 2019 será no dia 25 de maio)

A programação da UPA 2019 será toda relacionada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, presentes nos currículos e projetos dos diversos institutos, faculdades e órgãos da Universidade. Para conhecer mais assista ao vídeo produzido pela Pró-reitoria de Graduação para recepção dos calouros:

Publicado originalmente em: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/02/28/upa-2019-ja-tem-mais-de-15-mil-estudantes-inscritos