ProFIS

Unicamp Entrega Certificados para a 4ª Turma do ProFIS

Os alunos da quarta turma do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp receberam ontem (24), os certificados de conclusão do curso no Centro de Convenções, onde reuniram-se familiares e convidados dos 82 concluintes. Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação da Universidade, professor Luís Alberto Magna, presidente da mesa diretora, destacou os dois mecanismos de ingresso na Unicamp, um deles o vestibular e o outro o ProFIS, “Não vou tentar aqui explicar o ProFIS, e reconheço que ele tem um mérito e vem sendo apoiado por nós e posso dizer que estamos empenhados em promover incrementos para melhorar cada vez mais a qualidade do Profis”, afirmou.
Além de Magna, também integraram a mesa diretora da solenidade o paraninfo da turma, professor Francisco Magalhães Gomes Neto; o patrono da turma, professor Venâncio Pereira Dantas Filho; e a coordenadora do ProFIS, professora Cassiana Maria Recanhan Coneglian. Ainda entre o público marcaram presença o diretor da Diretoria Acadêmica (DAC), Orlando Carlos Furlan e o professor da Faculdade de Ciências Medicas (FCM), Paulo Eduardo Velho, Coordenador do Curso de Medicina.
Durante os discursos, os membros da mesa diretora cumprimentaram os concluintes pela dedicação e desempenho ao longo dos últimos dois anos e desejaram aos estudantes que eles tenham sucesso nos cursos de graduação que farão a partir de agora. “Estamos estudando várias alternativas que permitam fazer com que o ProFIS ultrapasse certas dificuldades e ao mesmo tempo se consolide como um dos mecanismos de inclusão ao lado do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) que, nesse vestibular de 2016, foi responsável pela promoção da inclusão de alunos oriundos do ensino médio de escolas públicas”, esclareceu Magna.
Ainda em seu discurso o Pró-reitor de Graduação ressaltou que pôde verificar durante a entrega dos certificados a grande representatividade dos cursos oferecidos na Unicamp, “Isso significa que conseguimos, dentro do ProFIS, mostrar a existência de outros importantes cursos profissionais que são ministrados em unidades fora do campus de Campinas”, concluiu ao se referir aos cursos de Odontologia e aqueles ministrados no FT e na FCA, em Limeira.
Já ao fim de sua fala o professor Magna elogiou os alunos e disse estar feliz com o resultado alcançando e deixou um pensamento a todos: “A felicidade não consiste em ter tudo que se quer, mas em querer tudo que se tem. E hoje vocês têm o ingresso no curso de graduação que escolheram”.

Texto e fotos: Dário Mendes